O juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Marcos Faleiros recebeu denúncia contra 53 pessoas acusadas de integrar a organização criminosa “Comando Vermelho de Mato Grosso”.
De acordo com denúncia do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), eles são acusados de crimes de roubo, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, tráfico de drogas, estelionato, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.
No processo consta que o grupo é responsável por ordenar a prática dos crimes de dentro da Penitenciária Central do Estado, e tendo como principais líderes Luciano Mariano da Silva, vulgo “Marreta”; Robson José Pereira de Araújo, vulgo “Carcaça”; Edmar Ormeneze, conhecido como “Mazinho”; e Wagner da Silva Moura, o “Belo”.
Consta na denúncia, que os quatro cumprem pena na PCE e são responsáveis por promover, cooptar, orientar e determinar por meio de aparelhos celulares a prática de crimes objetivando capitalizar a facção Comando Vermelho em Mato Grosso. A maioria das ocorrências tem a participação de adolescentes. Os crimes foram registrados em Cuiabá e em municípios vizinhos, mas também há ocorrências em outros Estados e, até mesmo, em outros países.
Ainda consta nos autos, que o grupo criminoso teria criado um estabelecimento empresarial para receptação e falsificação de veículos roubados. Entre fevereiro e março deste ano, eles teriam sido responsáveis pelo roubo de pelos menos 17 veículos.
No despacho, publicado na edição do Diário da Justiça Eletrônica (DJE), que circula nesta terça-feira (21.11), o magistrado marcou para o dia 11 de dezembro deste na, às 13h30, audiência de instrução e julgamento do processo criminal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).