Uma grande carreata realizada na tarde deste domingo (17.01) pelas ruas e avenidas de Cuiabá foi a forma que os pais de alunos da rede particular de ensino acharam para chamar a atenção do poder público municipal, que ainda não se manifestou sobre o retorno presencial das aulas.
Nessa sexta (15.01), o Governo do Estado decidiu que o retorno das aulas nas escolas estaduais será em 08 de fevereiro de 2021, mas de forma não presencial, ou seja, on-line, em razão de o aumento no número de casos de Covid-19 no Estado e a crescente demanda por leitos de UTI. Já o município, ainda não se manifestou como será o retorno, nem nas escolas públicas, nem privadas (particulares) e os pais cobram uma audiência com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para reivindicarem o retorno presencial.
Um dos organizadores do protesto destacou que o Governo do Estado deu a oportunidade do debate entre as classes, inclusive alunos, mas que esse canal de comunicação não foi aberto pelo prefeito Emanuel Pinheiro. “Vamos buscar isso na carreata e pedir uma audiência pública que seja para oportunizar esse debate. Nós pais queremos o retorno do sistema presencial com opção de aulas on-line. As escolas particulares, na grande maioria, desejam o mesmo, a administração pública deve nos ouvir e considerar nossa posição antes de decidir” enfatizou.
Conforme os organizadores, a decisão baseada em números da segunda onda acarretará mais um ano perdido para os alunos: “O verdadeiro abandono intelectual. São inúmeros malefícios para as crianças e para as escolas dos nossos filhos!”.
O grupo ainda pretende organizar na próxima quarta-feira (20.01), outra manifestação, desta vez em frente à Prefeitura de Cuiabá.
Os pais também criaram canais de comunicação nas redes sociais, intitulado “Escolas abertas Cuiabá”, para oportunizar a participação de todos que também buscam pela retomada das aulas presenciais em Mato Grosso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).