Arquivo pessoal

Vitória Barion criou uma linha de escova dental e cuidados sustentáveis, como uma alternativa de diminuir o lixo plástico já tão acumulado no mundo
Não é novidade para ninguém que o plástico contamina o meio ambiente e demora centenas de anos para se decompor. Recente levantamento feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) aponta que no Brasil são produzidos mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos, entre os quais o plástico equivale a 10, 5 milhões de toneladas (13,5%).
E infelizmente, o plástico está presente em nosso dia a dia, em diferentes formatos e produtos: em utensílios domésticos, brinquedos, peças automotivas, calçados, embalagens, e produtos de higiene, entre eles, a escova de dente, a qual demora cerca de 500 anos para se decompor. Pensando neste número alarmante de poluição ao meio ambiente, a dentista Vitória Barion recriou a escova de dente biodegradável, feita com bambu, a qual ela denominou de “Bio.On”.
Ao VGN, Vitória conta como teve a ideia e qual o seu objetivo.
Segundo ela, a ideia surgiu ao conversar com suas filhas, Gabriela e Mariana, que mostraram preocupação com o meio ambiente devido ao descarte do plástico, incluindo as escovas de dente. “Pensando nisso, eu criei a Bio.On. Uma linha de escova dental e cuidados sustentáveis, como uma alternativa de diminuir o lixo plástico já tão acumulado no mundo” expõe.
Vitória relata que a escova de bambu já existe no mercado, mas que a desenvolvida por ela tem outro formato, que garante resultados mais eficientes na higienização bucal, pois, em sua opinião profissional, atualmente o formato das escovas de bambu disponíveis no mercado, não atendem com tanto rigor para obter uma boa escovação.
“Essas escovas que são comercializadas hoje no mercado têm um desenho anatômico, que, em minha opinião, não favorece a higiene por completo, uma questão dos desenhos das fibras das cerdas, então entrei em contato com um fabricante, uma pessoa que faz desenho industrial lá de São Paulo, e nós chegamos neste desenho da Bio.On, anatomizamos as cerdas para abrangência na escovação. Qual é a ideia, a pessoa ter uma eficácia na escovação, a mesma eficácia que teria com a escova plástica, mas com a consciência ambiental de estar usando algo que em cerca de 30 anos sumiu completamente do meio ambiente, ao contrário das escovas plásticas que demoram cerca de 400 anos para sumirem por completo” explica.
Sobre a escolha do bambu, Vitória explana que é porque ele é um material antimicrobiano, e também revela que a “Bio.On” é feita por um tipo de bambu que não é comestível pelos ursos pandas, para também não acabar causando outro desequilíbrio no meio ambiente.
Conforme Vitória, as cerdas da “Bio.On” são biodegradáveis e o cabo é de bambu, o que lhe dá a opção de plantar a escova após o seu uso. “Se você optar por plantar a escova após os três meses de uso - mesmo tempo recomendado para uma escova de plástico -, e regá-la regularmente, cerca de um ano depois ela vai brotar. Mas, caso opte por descartar no lixo orgânico, somente em contato com a terra irá virar um bambu em um ano mais ou menos. Além disso, o bambu é antibacteriano, não dá mofo e não tem interferência com ácaro", ressalta.
Outra novidade da “Bio.On” é sua embalagem. Segundo Vitória todas as instruções para como cuidar, bem como, as propriedades da escova, vem em um papel semente, cuja composição é de manjericão. “Então, depois que você ler, você também tem a opção de plantar esse papel no seu jardim de casa que no outro dia já começa a brotar as mudinhas de manjericão” complementa.
Indagada sobre se vai comercializar a “Bio.On”, Vitória diz que por enquanto não. “Por enquanto estou fazendo isso sem lucro, de cortesia para meus pacientes, se em um ano eu entregar quatro escovas para cada paciente meu, ele vai deixar de acumular quatro escovas no meio ambiente , o que vai impactar na preservação, é um pequeno passo para contribuir com um todo. Acredito que são atitudes assim que alimentam o sorriso nosso de cada dia, e das futuras gerações também” finaliza.
Sorteio
Corre na fanpage do VGN no Facebook – link AQUI -, e participe do sorteio para concorrer um kit da Bio.On.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).