04 de Agosto de 2025
04 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
04 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015, 16:15 - A | A

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015, 16h:15 - A | A

incentivos fiscais

Delator nega ter sido beneficiado com esquema

O empresário nega envolvimento com esquema de fraudes em incentivos fiscais

Edina Araújo/VG Notícias

O empresário Frederico Muller Coutinho, proprietário da Garantia Fomento Mercantil, postou em sua página pessoal “Facebook” nota esclarecendo o envolvimento de sua empresa na “Operação Sodoma”.

Segundo ele, como qualquer outra empresa de Fomento Mercantil, a Garantia está exposta a possibilidade de receber títulos de origem inadequada.

Ele afirma ainda, que está colaborando com a Justiça e assegura que o grupo Frederico Muller Coutinho não se beneficiou de nenhum esquema para expandir seus negócios.

Entenda - De acordo com as investigações, a factoring de Frederico Muller negociou cheques do Grupo Tractor Parts, cujo proprietário é o outro delator do esquema, o empresário João Batista Rosa. Os cheques, que totalizaram R$ 500 mil, faziam parte da propina paga ao grupo por conta da concessão de incentivos fiscais fraudulentos ao Grupo Tractor.

Segundo depoimento de Muller, os cheques foram negociados com o procurador aposentado Francisco Gomes Lima Filho, o “Chico Lima”. Ele seria um “emissário” do ex-governador Silval Barbosa. “Referida factoring lavou boa parte da propina paga por João Batista, eis que recebeu os cheques das empresas deste e trocou-os por cheques dos clientes da factoring”, diz trecho da decisão da juíza Selma Rosane Santos Arruda.  

A Operação Sodoma foi deflagrada na última terça-feira pela Delegacia Fazendária. Ela investiga crime de lavagem de dinheiro por meio de propina pagas a agentes políticos que concederam incentivos fiscais fraudulentos a grupos econômicos no Estado.

Foram presos os ex-secretários de Indústria e Comércio e da Casa Civil, Pedro Nadaf, e de Fazenda, Marcel de Cursi. O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) teve a prisão decretada e se apresentou apenas nesta quinta-feira.

Ambos são suspeitos de comandarem um esquema de fraudes em incentivos fiscais no Estado. De acordo com as investigações, a mando de Silval, os ex-secretários cobravam propina para concederem incentivos ilegais no Estado.

 

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760