O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um novo pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para esta quarta-feira (06.08), data em que entram em vigor as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
A gravação da mensagem está prevista para esta terça-feira (05.08). Segundo fontes do governo, o foco do pronunciamento será apresentar medidas planejadas para mitigar os impactos do tarifaço sobre a economia brasileira, em especial nos setores exportadores atingidos pela sobretaxa de 40% anunciada pelo governo norte-americano.
Além de abordar os efeitos econômicos, Lula também deverá reforçar a defesa da soberania nacional e o respeito à separação dos Poderes. A fala presidencial deve incluir elogios às negociações conduzidas pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, que lidera as tentativas de obter exceções à medida adotada pelos EUA.
A expectativa no Planalto é de que o discurso tenha um tom firme, mas diplomático, em busca de preservar o diálogo com Washington ao mesmo tempo em que assegura respaldo interno às ações do governo frente à crise comercial.
Leia também: Mesmo proibido, Bolsonaro fala em ato por telefone em Cuiabá
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).