Mato Grosso teve mais de 13 mil famílias excluídas do Bolsa Família no mês de julho, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Esses cortes integram o processo de reestruturação do programa, promovido pelo Governo Federal, que resultou na retirada de quase 1 milhão de beneficiários em todo o país.
Diante do orçamento restrito e das mudanças nas regras de elegibilidade, o governo já vinha promovendo bloqueios mensais desde o início de 2025. No entanto, o volume de exclusões registrado em julho surpreendeu até mesmo técnicos da área. Trata-se da primeira vez, desde 2022, que o número de beneficiários do programa fica abaixo de 20 milhões de famílias.
Em Mato Grosso, o total de beneficiários caiu de 244.306, em junho, para 230.954, em julho — uma redução de 13.352 famílias. O Estado ocupou a 16ª posição entre as unidades federativas com maior número de cortes, ficando à frente de Mato Grosso do Sul (10.911 cortes) e do Distrito Federal (9.159 cortes).
O Governo Federal alegou que a redução decorre de um “aumento de renda” das famílias. Contudo, os dados indicam que muitas pessoas foram excluídas por não atenderem aos novos critérios estabelecidos após a revisão das normas do programa. Especialistas afirmam que, até recentemente, havia certa tolerância em relação a cadastros irregulares ou desatualizados.
Municípios mais afetados
Os cortes em Mato Grosso atingiram, principalmente, os municípios com maior população e índice de vulnerabilidade social. Segundo levantamento realizado com base em dados do MDS e da Secretaria Estadual de Assistência Social, os cinco municípios mais impactados foram:
Cuiabá – mais de 2.300 famílias excluídas;
Várzea Grande – 1.364 famílias;
Rondonópolis – 835 famílias;
Cáceres – 591 famílias
Outros municípios que registraram centenas de cortes incluem Sinop, Tangará da Serra, Sorriso, Barra do Garças, Alta Floresta e Lucas do Rio Verde. Nos municípios de menor porte, o impacto proporcional também chama a atenção, uma vez que muitas famílias dependem exclusivamente do benefício e, agora, enfrentam um cenário de insegurança alimentar, sem aviso prévio acerca da suspensão do auxílio.
Leia Também - Mais de 240 mil famílias terão Bolsa Família bloqueado ou suspenso; confira
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).