26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 14 de Junho de 2015, 18:40 - A | A

Domingo, 14 de Junho de 2015, 18h:40 - A | A

Novos Membros

Conselhos Comunitários são empossados após capacitação

A solenidade de posse foi realizada no auditório da Assembleia Legislativa e contou com a presença de autoridades representantes da Segurança Pública, militares e sociedade civil.

Redação com Gcom/MT

Cerca de 300 novos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg's) de Cuiabá e Várzea Grande concluíram, na quinta-feira (11.06), o curso de capacitação de lideranças realizado pela coordenadoria estadual de Polícia Comunitária da Sesp.

Os membros, que representam as comunidades de Cuiabá e Várzea Grande, também tomaram posse dos cargos para os quais foram eleitos por moradores dos bairros, em março deste ano. A solenidade de posse foi realizada no auditório da Assembleia Legislativa e contou com a presença de autoridades representantes da Segurança Pública, militares e sociedade civil.

Conforme o coordenador de Polícia Comunitária, tenente-coronel Esnaldo de Souza Moureira, a capacitação realizada entre os dias 09 a 11 de junho teve por objetivo nivelar os conhecimentos por meio da capacitação e da troca de experiências entre os conselheiros. “É uma forma de trazerrmos a comunidade para conhecer o funcionamento da instituição, mostrando a filosofia da Polícia Comunitária e a função dos conselhos comunitários de segurança pública”, disse.

A principal função dos Conseg's é a mobilização da comunidade para a atuação na prevenção primária, no apontamento de locais de riscos de vulnerabilidade e no desenvolvimento de projetos e ações sociais, por meio de convênios e parceiras com outras instituições.

“Os conselhos realizam reuniões com a comunidade e com a polícia apresentando deliberações sobre os mais diversos assuntos, além de levarem projetos sociais às instituições”. Dentre os projetos desenvolvidos com a participação dos conselhos estão o Rede Cidadã, de Cara Limpa Contra as Drogas, Proerd, De Bem Com a Vida, Bombeiros do Futuro, entre outros.

Atuando no conselho comunitário há 13 anos, o vice-presidente do conselho do bairro Moinho, Ronald Muzzi, pode notar os benefícios do envolvimento da comunidade nos conselhos. “Temos uma atuação bem participativa com os bairros, igrejas, comércios. Tudo o que trata direta ou indiretamente de segurança é discutido e as demandas são encaminhadas para as instituições”, explicou.

O evento contou com a palestra do presidente do Conselho Comunitário de Segurança da área central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Adelaido Luiz Espinosa Vila, que falou sobre as experiências adquiridas no Conseg da área central de Campo Grande, região marcada pelos altos índices de violência.

A capacitação foi a primeira de uma série de nove cursos que serão realizados em Cuiabá e nas cidades do interior do Estado para capacitar os novos membros dos Conselhos Comunitários.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760