O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) orienta banhistas a redobrarem os cuidados com as crianças e prevenção de afogamentos, especialmente no período de seca e calor intenso registrado em Mato Grosso, que faz aumentar a frequência de banhistas em piscinas, lagos, rios e cachoeiras. Neste final de semana, o CBMMT registrou cinco mortes em decorrência de afogamento em piscina e em quatro rios de Mato Grosso.
As vítimas de afogamento foram: o subtenente do Corpo de Bombeiros de Goiás, José Junior Pereira, 51 anos, Betânia Ferreira Neto, 38 anos, o soldado José Carlos da Silva Oliveira, 24 anos, Jefferson Dias de Lara, 24 anos e Davi Souza Amorim, 3 anos.
“As crianças devem estar sempre sob a supervisão de um adulto durante atividades aquáticas. Ao entrar na água, manter a criança na altura do joelho. Aos adultos, importante não ingerir bebidas alcoólicas e entrar na água, não pular de ponta ao entrar na água, principalmente se estiver em local de água turva”, orientou o tenente do Yohann Reis.
A orientação para quando estiver em perigo é que mantenha calma: “Flutue, acene por socorro e não nade contra a correnteza. Importante que não entre na água para salvar. Ao presenciar um afogamento, ligue 193 e jogue um material flutuante ou uma corda para a pessoa que está se afogando e espere o socorro chegar”, destacou tenente Reis.
Veja quem são as vítimas:
Davi Souza Amorim morreu afogado na noite desse domingo (23.07) na piscina de um clube no município de Porto Alegre do Norte (a 1.143 km de Cuiabá). Segundo a Polícia Civil, o menino estava com sua família no clube no momento que se afogou. A criança chegou a ser socorrida e encaminhada para um hospital da cidade, porém não resistiu e foi a óbito.
Já na zona rural de Salto do Céu, na comunidade Salto das Nuvens, em Mato Grosso (a 389 km de Cuiabá), Betânia Ferreira Neto morreu após arriscar a própria vida para tentar resgatar o filho de 7 anos, que estava ilhado com o pai, 39 anos. O fato aconteceu no sábado (22.07).
Também foi a óbito, o soldado José Carlos da Silva Oliveira, 24 anos, do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), que morreu após afogamento no Coxipó do Ouro, em Cuiabá, nesse domingo (23.07).
Outra vítima foi José Junior Pereira, 51 anos, que morreu após tentar uma travessia no Rio Araguaia a nado, na cidade de Cocalinho (a 779 km de Cuiabá), em Mato Grosso, divisa com Goiás. O militar estava de folga, com amigos, em um acampamento, no município de Cocalinho-MT e ao entrar no rio, submergiu, na última sexta-feira (21). O corpo do militar foi encontrado, na tarde de domingo (23).
Familiares confirmaram a morte de Jefferson Dias de Lara, morador de Várzea Grande, que morreu após se jogar da ponte, no Rio Verde, na região do Morrocó, em Lucas do Rio Verde/MT (a 704 km de Cuiabá).
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).