22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 10 de Junho de 2023, 12:03 - A | A

Sábado, 10 de Junho de 2023, 12h:03 - A | A

certificado

Avaliadores da Unesco percorrem Chapada dos Guimarães para certificar Geoparque

A visita dos avaliados é o início do processo para reconhecimento internacional do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Adriana Assunção & Carlos Oliveira/VGN

O Comitê do Geoparque de Chapada dos Guimarães reúne neste sábado (10.06) para visita dos avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cidade busca o certificado de Geoparque, um reconhecimento internacional concedido pela Unesco.

De acordo com Caiubi Kuhn, coordenador do comitê Geoparque Chapada dos Guimarães, a visita dos avaliadores marca o início do processo de reconhecimento internacional do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Durante os dias 10 a 13 de junho, eles irão percorrer a região para avaliar os principais aspectos do território, a fim de elaborar um relatório para a Unesco sobre a situação do geoparque.

"No ano passado, enviamos o dossiê para a Unesco. A avaliação é a segunda etapa desse processo de candidatura, na qual os avaliadores visitarão todo o território e, a partir disso, formularemos um relatório para a Unesco sobre o estado do geoparque. A Unesco irá analisar e determinar se o território será reconhecido como geoparque ou não. Esperamos concluir esse processo até o primeiro semestre do próximo ano", afirmou Caiubi Kuhn.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), destacou que os avaliadores terão a oportunidade de conhecer as amostras durante a visita, o que permitirá ao município concorrer ao certificado. Ele espera que isso fortaleça o turismo e gere empregos e renda para a cidade. Froner ressaltou que a estrutura atual das propriedades será mantida e que não há risco. "Esperamos que possamos alcançar uma maior dimensão tanto no Brasil quanto no mundo, como geoparque."

A avaliadora Helga Irina Chulepin Molina, do Uruguai, destacou o olhar da Unesco e a oportunidade de conhecer o território. Ela expressou sua satisfação em conhecer a comunidade, o setor turístico, o artesanato, a educação e a infraestrutura.

"Nós, avaliadores, temos a responsabilidade de observar e conhecer o patrimônio natural e zoológico, bem como o que é feito com esse patrimônio para promover a sustentabilidade, a educação e a conservação do território, que são os pilares dos geoparques da Unesco. Estamos começando hoje e estamos muito entusiasmados com a oportunidade de conhecer o território de vocês", declarou Helga.

O secretário municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães, Alexandre Barão, expressou sua confiança na aprovação do território como geoparque dentro da Unesco. "Estamos vivendo um momento importante. Chapada está na expectativa de ser aprovada como um geoparque no programa da Unesco. Com esse título e reconhecimento, veremos progresso acontecer. Isso impulsionará o turismo e os produtos desenvolvidos aqui, aumentando consideravelmente nossa participação no cenário internacional", destacou o secretário.

O deputado Wilson Santos (PSD) alertou que o projeto ainda levará tempo para ser concluído e que há muito a ser feito para efetivá-lo. "Embora estejamos avançando devagar, receber a visita dos representantes da Unesco pela primeira vez é um sinal de que as coisas estão sendo levadas a sério. O projeto tem chances de progredir, mas ainda temos um longo caminho pela frente."

O secretário-adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton, afirmou que o reconhecimento internacional pela Unesco fortalece a preservação ambiental, a sustentabilidade e a educação. "Temos cinco geoparques no Brasil e agora fazemos parte dos parques internacionais, o que aumentará a visibilidade do turismo."

Leia mais: Geoparque Chapada dos Guimarães recebe avaliadores da UNESCO

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760