Em Mato Grosso 5.539 famílias podem ter fraudado o Programa Bolsa Família, segundo mostra relatório da Controladoria-geral da União (CGU) e do Ministério da Transparência divulgado nessa quinta-feira (04.01).
A Controladoria-geral da União informou que o levantamento foi realizado por meio de comparação das rendas registradas em outras bases de dados oficiais com aquelas declaradas no Cadastro Único.
O relatório aponta que atualmente cerca de 172.644 mil famílias mato-grossenses recebem o benefício do programa federal, e que deste total 3,2% podem ter informado uma renda falsa no momento do cadastro, o que representa pagamentos indevidos.
“Nas situações em que a irregularidade ficar comprovada, após a condução de processo administrativo, serão aplicadas sanções legais, tais como devolução de valor e impossibilidade de retornar ao programa por um ano”, informou em nota, o Ministério da Transparência.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) disse que em Mato Grosso, 6.278 mil famílias tiveram o benefício cancelado por conta de irregularidade, 20.596 mil tiveram o programa bloqueado.
Brasil - Em todo o Brasil foram constatados, conforme o relatório, que quase 346 mil famílias teriam efetuado a ilicitude gerando um pagamento indevido de até R$ 1,3 bilhão para um período de dois anos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).