O Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, completa 61 anos de operações nessa quarta-feira (14.06), mas ainda não está com as obras concluídas desde 2012 para a Copa do Mundo, em Mato Grosso.
De acordo com a assessoria da Infraero, faltam 20% dos trabalhos da obra, orçada em R$ 84 milhões e executada em conjunto com o Governo do Estado.
“Cabe à Infraero realizar o repasse de recursos para os trabalhos, cumprir ações de controle ambiental e a fiscalização da execução das obras em conjunto com o governo estadual. Já o Estado do Mato Grosso fica responsável por licitar, contratar, exercer a gestão do contrato e da obra, e fazer as adequações das vias externas de acesso ao aeroporto”, explicam.
Avaliações: Para quem trafega pelo Aeroporto não há o que se comemorar em seu aniversário. Em 2016, o Aeroporto recebeu nota 3,29 pontos em uma escala de satisfação que vai de 1 a 5, na última avaliação da Secretaria da Aviação da Presidência da República (SAC).
O Marechal Rondon também já foi considerado o pior Aeroporto do Brasil. E entre as principais reclamações está a falta de climatização do local para suportar o calor do Estado.
Conforme a Infraero, o problema será solucionado após a reforma, e contará com “moderno sistema de ar condicionado, pontes de embarque, portas automáticas, implantação de nova sinalização”.
Em relação as avaliações negativas dos usuários, o órgão destaca as melhorias no desempenho. “Em um ano, o desempenho do Marechal Rondon melhorou 23% em comparação com o primeiro trimestre de 2016”.
Segundo o órgão, atualmente, o terminal tem capacidade para receber 4 milhões de passageiros/ano, e, somente em 2016, a movimentação de pessoas no complexo foi de 2,8 milhões de viajantes, entre operações de embarques e desembarques.
As rotas ligam a capital mato-grossense a diversos destinos brasileiros como Brasília (DF), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Foz do Iguaçu (PR) por meio das companhias aéreas Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas, Latam, Avianca Linhas Aéreas e Asta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).