A partir da próxima terça (08.09), a teleconsultoria será obrigatória em seis unidades da Atenção Primária à Saúde de Várzea Grande, que fazem parte do projeto piloto para encaminhamento de pacientes as consultas especializadas. A informação consta da portaria 80/2020, emitida pelo secretário municipal de Saúde Diógenes Marcondes.
De acordo consta da portaria, a obrigatoriedade da teleconsultoria nas unidades, levou em consideração a implementação da plataforma Telessaude como instrumento de qualificação da demanda de atendimento de consultas especializadas em Várzea Grande, visando à melhoria na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS municipal.
“Tornar compulsória a Teleconsultoria nas Unidades da Atenção Primária à Saúde que fazem parte do projeto piloto para encaminhamento de pacientes as consultas especializadas, a partir de 08 de setembro de 2020” diz artigo primeiro da portaria.
As unidades de Atenção Primárias à Saúde que compõem o projeto piloto são: ESF Celestina Gomes Coelho - Água Vermelha; ESF Aurilia Salles Curvo - Jardim União; ESF Margarida Pereira Tavares - Manaíra; ESF Professora Binoca Maria da Costa - Manga; ESF Souza Lima; ESF Manoel Bernardo de Barros – UNIPARK.
Conforme portaria, as consultas serão nas seguintes especialidades: cardiologia ,cardiopediatria, cirurgia geral, cirurgia oncológica, endocrinologia, fisiatria, geriatria, ginecologia/obstetrícia, hematologia, hepatologia, infectologia, infectologia pediátrica, mastologia, nefropediatria, neurologia, neuropediatria, nutrologia infantil, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, psquiatria infantil, reumatologia, reumatologia pediátrica, e urologia.
Teleconsultoria - A Teleconsultoria é uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, com respostas baseadas em evidências científicas e adequadas às características regionais (Portaria 2.546, 27/10/2011, Ministério da Saúde).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).