19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, 08:51 - A | A

Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, 08h:51 - A | A

Fique Atento

Prazo para entrega de informes de rendimento para Imposto de Renda encerra dia 28 deste mês

Comprovantes servem para a Receita Federal cruzar dados e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas ou sonegou imposto

Lucione Nazareth/VGN

Encerra no próximo dia 28 deste mês o prazo para empresas e instituições financeiras enviarem aos contribuintes os comprovantes de rendimentos que se referem ao ano passado.

De acordo com a Receita Federal, as informações são utilizadas para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda cujo prazo de entrega está previsto para começar no próximo dia 02 de março.

As empresas e as instituições financeiras podem mandar os comprovantes de rendimentos por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis.

Os documentos devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Além disso, possíveis contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo também devem ser informados.

Se não receber os informes no prazo, o contribuinte deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Em caso do atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada.

Se existir erros ou de divergência de dados, é necessário pedir novo documento corrigido, mas se não receber os dados certos antes do fim de abril, dia final de entrega da declaração, o contribuinte não precisa perder o prazo e ser multado.

Lembrando que os comprovantes servem para a Receita Federal cruzar dados e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas ou sonegou imposto.

Leia Também - Banco Central libera calendário para pagamento de R$ 8 bilhões “esquecidos” por clientes em contas bancárias

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760