A Fiat é considerada uma das marcas de automóveis mais confiáveis do mercado brasileiro e mundial. Tanto é que ela está sempre na lista de marcas de veículos mais vendidas do Brasil e do mundo. Apesar dela ser a detentora dos dois primeiros lugares no ranking de vendas do nicho de picapes, ela é igualmente famosa por sua linha composta essencialmente de carros compactos.
Mas quais são os atributos da marca Fiat? O que ela tem de tão bom que a faz tão conceituada e renomada no mercado brasileiro? Como as pessoas enxergam a marca e seus respectivos automóveis? É isso e muito mais que será abordado mais diante neste artigo.
Como as pessoas costumam enxergar a marca de automóveis Fiat?
Não se sabe ao certo o porquê, se é por conta do design dos carros ou por conta de como as campanhas publicitárias da companhia são feitas, mas a verdade é que que Fiat foi considerada como a montadora mais jovem por uma parcela considerável do público, segundo algumas pesquisas.
Para o público como um todo, algo em torno de 15% selecionaram a Fiat em detrimento da Hyundai, que ficou com 12% e a Volkswagen que ficou com surpreendentes 8%. No entanto, cabe salientar que o único recorte no qual a marca italiana não figurou entre as preferidas é do público cuja faixa etária fica entre 25 a 34 anos.
Nesse segmento em especial, a grande vencedora foi a Hyundai, que abocanha 15% desse público, contra 14% da Fiat e diminuitos 7% da Volkswagen.
Os grandes trunfos da marca italiana nos últimos tempos
Muitas pessoas afirmam que uma das apostas mais certeiras da Fiat nesses últimos tempos foi o Toro. Elas não deixam de ter alguma razão, visto que a famosa e querida picape da marca teve um desempenho animador no mercado, em termos de contingente de vendas.
Entretanto, quando o assunto é unicamente a questão do nível de qualidade apresentado pelo produto, sem sombra de dúvidas a coisas mais certas que a montadora italiana fez foi desenvolver e lançar no mercado o Argo. Ao menos por hora, o Fiat Argo não apresenta números tão empolgantes e satisfatórios assim.
Segundo uma projeção de vendas divulgadas pela companhia, a expectativa era vender cerca de 6 mil unidades por mês. Contudo, o mês de julho está chegando em breve e o modelo ainda não conseguiu conquistar 3.300 emplacamentos.
Entretanto, ainda é cedo demais para afirmar com mais convicção e clareza se o Argo será ou não um sucesso de vendas. No entanto, é inquestionável o grau de qualidade que esse modelo apresenta, devido a uma infinidade de fatores distintos.
Enquanto o Uno foi um sucesso estrondoso de vendas na época do seu lançamento, ocasionando uma série de gerações e lançamentos de versões posteriores, devido a sua qualidade e atributos, o Argo ainda precisa caminhar bastante para conquistar uma posição melhor na história da marca e no mercado.
A publicidade vencedora da Fiat
Se tem uma coisa que a Fiat sabe fazer muito bem, além de carros propriamente falando é publicidade. Com efeito, a companhia é notória por produzir excelentes campanhas publicitárias, que não apenas são sucesso entre o público, mas também entre a crítica especializada no ramo.
Pode soar bobagem, mas produzir carros de indubitável qualidade e imensamente inovadores é de suma relevância, mas não é a única coisa, não é o bastante por si só para construir uma relação de credibilidade e confiança com a clientela e, dessa forma, conquistar novos mercados. Nesse sentido, a publicidade, propaganda e marketing é essencial nesse processo.
A Fiat ganhou alguns prêmios publicitários ao longo de sua existência. Esse ano, por exemplo, ela ganhou o prêmio de Marca Digital do Ano, em uma solene cerimônia que fez a seleção dos grandes destaques do mercado automotivo brasileiro. A propósito, a Fiat é a maior vencedora dessa categoria, tendo ganhado até agora 4 troféus devido aos seus diversos projetos desenvolvidos no ambiente virtual.
Para se ter uma ideia, um dos seus projetos vencedores é voltado especialmente para o Argo, seu modelo mais vendido atualmente no mercado é a campanha intitulada “Argomentos”, onde existe uma interação com o público e há também um conjunto de informações importantes a respeito do modelo, de modo objetivo e fácil.
A história de sucesso, coragem e inovação da Fiat
O primeiríssimo veículo da Fiat fabricado no Brasil foi o Fiat 147, produzido entre os anos de 1976 e 1986. Era um modelo de pequeno porte. O objetivo da empresa era o de proporcionar para o consumidor um veículo com caráter mais avançado, mais familiar e também mais econômico. A partir desse instante, inicia-se uma jornada de inovação e muita coragem que a marca vem empregando e trazendo no decorrer de seus quase 40 anos de existência em terras brasileiras.
No decorrer do tempo, progressivamente, a montadora italiana foi crescendo e conquistando a liderança no quesito de vendas de automóveis e comerciais leves, posição essa na qual ela permanece há cerca de 13 anos e o seu ótimo desempenho nesse nicho segue firme e forte.
É interessante pontuar que a Fiat apresenta uma excelente arquitetura de marca. A sua grande força se encontra no segmento popular. De fato, ela confeccionou alguns modelos de carros com um preço menor, porém de boa qualidade, uma boa mecânica e uma resistência bem considerável.
Mas nem só de compactos e picapes vive a Fiat. Com efeito, ela conseguiu emplacar no mercado alguns sedãs que fizeram um sucesso razoável, como o Siena, por exemplo. Não se trata do nicho mais forte da montadora, porém o Siena e outros exemplares conseguiram bons números para a companhia.
Agora você sabe perfeitamente por quais motivos a montadora italiana Fiat está sempre figurando na lista das marcas de veículos que mais vendem em todo o país. Ficou por dentro também da história da companhia e das qualidades dos veículos. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).