Secom/VG

Deslocamentos de pessoas para outros municípios em busca da vacina pode causar aumento dos casos de Covid
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou falhas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e que está ocorrendo deslocamentos de pessoas para outros municípios em busca da vacina contra Covid-19, por anteciparem o calendário por idade ou adotarem critérios próprios para a priorização de grupos vulneráveis.
De acordo com Nota Técnica divulgada pelo Fiocruz, dados apontam que de 11% a 25% das doses aplicadas nos munícipios brasileiros foram recebidas por pessoas de fora daquela localidade, o que” revela falhas do PNI em aplicar as doses de imunizantes no município de residência e a falta de critérios padronizados para a vacinação de grupos específicos”.
Leia Também - Saúde de VG abre pré-cadastro para vacinar lactantes contra Covid-19
“A vacinação é um procedimento de baixa complexidade e que deve ser realizado na Atenção Básica de Saúde, sendo dispensável o deslocamento de pessoas em busca da vacina. Longos deslocamentos devem ser evitados, bem como a sobrecarga de alguns municípios que vêm sendo procurados por anteciparem o calendário por idade, ou adotarem critérios próprios para a priorização de grupos vulneráveis” diz trecho extraído da nota técnica.
Conforme o documento, existe uma previsão de que a procura pela imunização em outros municípios (por pessoas não residentes) cresça ainda mais e que essa tendência pode apresentar “um agravamento nos próximos meses à medida que ocorre uma antecipação de faixas etárias e criam-se divergências nos calendários de vacinação, antecipando grupos populacionais e eventualmente trazendo risco para aplicação de segundas doses”.
“O fluxo dessas pessoas (que buscam doses em outros Estados e municípios) para a vacinação traz preocupações diretas sobre as possibilidades de contágio delas mesmas e de outras pessoas durante o deslocamento de ida ao município de vacinação e volta à cidade de residência”, alertou a Fiocruz para o risco de aumento dos casos de contaminação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).