18 de Julho de 2024
18 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 20:19 - A | A

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 20h:19 - A | A

Mato Grosso

Emanuelzinho promove debate com pescadores sobre combate a Lei do Transporte Zero

Atuante contra a lei que proíbe a pesca em MT, o vice-líder na Câmara Federal realizou um evento em parceria com o Ministério da Pesca para traçar estratégias contra a medida

Assessoria

Na manhã de hoje (30), o vice-líder do governo na Câmara, Deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto, e a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso realizaram um encontro com os pescadores mato-grossenses para debater as ações de enfrentamento a Lei Transporte Zero no Museu do Rio Hid Alfredo Scaff, em Cuiabá/MT.

Com a presença do presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Mato Grosso, os líderes das colônias de pescadores do estado, além de representantes de segmentos ligados à atividade pesqueira, o deputado emedebista esclareceu a respeito da Ação Direto de Inconstitucionalidade, petição que o vice-líder do governo ingressou no Supremo Tribunal Federal, alegando que o Transporte Zero é ilegal e, por isso, precisa ser suspenso liminarmente pela Corte até o final do julgamento a respeito da inscontitucionalidade da legislação estadual.

“A reunião que tivemos hoje foi muito produtiva, com presidentes e representantes de várias colônias de pescadores de Mato Grosso na luta contra o Transporte Zero. O que a gente testemunhou aqui foram muitas emoções, as pessoas preocupadas, ansiosas e desesperadas por não saberem de onde vem o seu sustento pelos próximos anos se essa lei realmente vigorar”, afirmou o congressista mato-grossense.

Entre as medidas para impedir que a Lei entre em vigor no próximo ano, está a petição que o vice-líder do governo ingressou no Supremo Tribunal Federal, alegando que o Transporte Zero é ilegal e, por isso, precisa ser suspenso liminarmente pela Corte até o final do julgamento a respeito da inconstitucionalidade da legislação estadual.

Sobre esse tema, o parlamentar governista pode explanar acerca da tramitação desta ADI na Suprema Corte, informando que o Ministro André Mendonça, relator da ação, já solicitou que sejam colhidas as informações da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e do Governador do Estado, e que sejam ouvidos o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República, para que, a partir disso, possa ser avaliada a fundamentação jurídica do processo para julgar a Lei do Transporte Zero ilegal ou não.

“Se Deus quiser, conseguiremos derrubar essa lei e garantir o sustento aos pescadores e a preservação da identidade cultural dos ribeirinhos. Ao mesmo tempo, precisamos elaborar medidas efetivas e justas para a preservação das bacias, assim como dos estoques pesqueiros dos rios do estado de Mato Grosso”, concluiu Emanuelzinho.

Durante o encontro, ainda houve a apresentação da Cartilha de Emendas Parlamentares, elaborada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, que mostra os serviços, equipamentos e iniciativas destinados aos parlamentares, com o objetivo de angariar apoio para os pescadores e pescadoras artesanais, assim como para projetos de cultivo de pescados, inclusive aquicultura. Também foram mencionados projetos de maior envergadura, voltados para a cadeira industrial, e diversos aspectos da infraestrutura científica, a fim de aprimorar o monitoramento, registro e pesquisa da atividade pesqueira.
De acordo com a Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso, o ministério está sensível às necessidades urgentes da comunidade pesqueira mato-grossense e comprometido com a célere execução das emendas parlamentares. “Estamos empenhados em salvaguardar o bem-estar dos pescadores e pescadoras do estado, e assumimos o compromisso de sermos transparentes quanto às medidas adotadas para combater o projeto que visa proibir a pesca em Mato Grosso”, finalizou.

Além desta primeira agenda, em que foram reunidos apenas os representantes das entidades da atividade pesqueira do estado, o deputado federal irá se deslocar nos próximos dias por outros municípios mato-grossenses para realizar encontros com toda a comunidade ribeirinha e pesqueira.

Leia também; Prefeito de VG entrega ambulâncias para atender na rede municipal de Saúde

 

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760