A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa segunda-feira (11.01) nota técnica definindo orientações para minimizar orientações e os riscos de exposição ao novo coronavírus (Covid-19) para profissionais que trabalham nas farmácias e drogarias e aos clientes.
No documento, consta que as farmácias e drogarias devem estabelecer barreiras, preferencialmente físicas, entre funcionários e usuários, como também entre os próprios usuários; distanciamento de no mínimo 1 metro entre elas; e limitar o número de pessoas no interior do estabelecimento para evitar aglomeração no balcão de atendimento ou nas áreas de pagamento.
"Adotar estratégias para controlar o fluxo da entrada de pessoas no estabelecimento. Se as condições climáticas permitirem, disponibilizar local externo para área de espera; usar sinalização / barreiras e marcadores de piso para instruir os clientes em espera a permanecerem a 1 (um) metro do balcão, de outras interfaces com os clientes e de outros clientes e equipe da farmácia; delimitar fluxo de pessoal e áreas de atendimento espera e pagamento diferentes para os usuários que buscam os serviços de teste rápido em relação aos que buscam vacinação ou dispensação de medicamentos; fomentar e priorizar atendimento por delivery; inclua mensagens de texto ou de telefone automatizadas que solicitem especificamente aos clientes doentes que fiquem em casa e solicitem entrega em domicílio ou enviem um membro da família ou um amigo para buscar seu medicamento; disponibilizar insumos, de proteção e prevenção, tais como: sabonete líquido, preparações alcoólicas a 70% e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para o atendimento seguro e adequado, estando estes em fácil acesso e suficientes para os clientes e equipe", diz trecho da publicação.
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