20 de Junho de 2024
20 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Domingo, 03 de Julho de 2022, 10:20 - A | A

Domingo, 03 de Julho de 2022, 10h:20 - A | A

fim da linha

Com a prisão da ex-deputada, última igreja do Ministério Flor de Lis fecha as portas no Rio

Após a morte do seu marido, o também pastor Anderon do Carmo, no ano passado, começou o desmanche das unidades religiosas da pastora presa

Jorge Maciel / VGNotícias

A prisão da pastora e ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, em 13 de agosto do ano passado, fez com que a última das igrejas fundadas por ela — a unidade do Mutondo, em São Gonçalo — fechasse as portas. Não havia reuniões ou cultos desde então.

Antes da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo,  o Ministério Flordelis tinha, além da sede, cinco filiais, um novo templo sendo construído e milhares de seguidores. Depois do assassinato, e mesmo a partir das repercussões do caso, as igrejas mergulharam em uma crise que chegou ao seu ápice quando Flordelis foi para trás das grades, acusada de ser mandante do crime.  Depois de dois adiamentos, seu julgamento foi marcado para dezembro. Ela nega participação na morte.

Leia também: Presidente do TJ/MT diz que novo Fórum de VG é um sonho para Justiça, servidores e magistrados

Principal administrador dos tempos, com a morte de Anderson, começou  derrocada das igrejas.  Em seguida, as filiais no Jardim Catarina, em São Gonçalo; Pendotiba e Piratininga, em Niterói; em Itaboraí e Itaipuaçu, em Maricá, foram fechando as portas.   Com o fim dos cultos, os pastores migraram para outras igrejas em suas regiões de atuação ou fundaram novos templos, levando consigo parte dos fiéis que frequentavam o Ministério Flordelis.

O último a fazer esse movimento foi Gerson da Conceição, o Gerson Baiano, considerado filho pela ex-deputada.   Integrantes da numerosa família — Flordelis tem mais de 50 filhos — chegaram a passar o ponto do Mutondo para outra igreja — a Assembleia de Deus Ministério Saracuruna. Também foi acordada a venda de todo o mobiliário do Ministério Flordelis, além de equipamentos. A nova igreja chegou a funcionar por algumas semanas, mas representantes do templo voltaram atrás e desistiram do negócio. Atualmente, no local, funciona uma fábrica de lajes.  

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760