Várzea Grande - MT, sábado, 16 de Fevereiro de 2019

Início

Contato

Expediente

Logomarca

Início

Contato

Expediente

  • Eleições 2018
  • Notícia Patrocinada
  • Revista
  • Cidades
  • Nacional
  • Polícia
  • Política
  • Várzea Grande
  • Vídeos

Terça-feira, 10 de Julho de 2018, 17h:58

Tamanho do texto A - A+

Opinião

Que Brasil eles propõem para o futuro?

por Nilson Leitão*

Com uma campanha curta, de 45 dias, a partir de 16 de agosto, e um horário eleitoral de 30 dias, começando em 31 de agosto -, os pré-candidatos à Presidência da República deveriam aproveitar o período pré-eleitoral para antecipar o que pretendem para o país. No entanto, das pré-candidaturas já colocadas, muito pouco se viu de propostas. E os desafios que o Brasil terá pela frente são gigantescos.

A esquerda está dividida – a maior parte se concentra na defesa de Lula, condenado em segunda instância e preso e, portanto, inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Outra, ainda não disse a que veio. Já a extrema direta se apresenta como “os salvadores da pátria”, com suas frases de efeito, posições radicais.

No entanto, ninguém ainda sabe como irão resolver o rombo na Previdência, como farão a economia tomar impulso, como irão diminuir o desemprego, como irão reduzir o peso da máquina pública nas costas dos contribuintes.

O Brasil terá de passar por reformas profundas. Do jeito que está, não dá para ir muito longe. Os cidadãos e o setor produtivo se sentem sufocados pelo peso de um Estado gigante, lento e ultrapassado. E extremamente caro.

Os brasileiros mais pobres são os que mais sofrem à mercê de serviços públicos que não funcionam como deveriam. E aqueles que ainda podem, contratam na iniciativa privada o que o setor público teria de oferecer: plano de saúde, escola, aposentadoria. O detalhe: todos pagam, e muito, por todos os serviços que o Estado não presta.

A falta de um debate mais amplo sobre os programas para o país também contribui para o desalento do eleitor. Nas pesquisas de intenção de voto, mais de 30% dos eleitores dizem que não irão votar, irão anular o voto ou votar em branco. O desafio, portanto, é chamar o eleitorado para a discussão sobre o futuro e, para isso, é preciso conhecer o que cada pré-candidato defende.

O pré-candidato Geraldo Alckmin já deixou claro que pretende reestruturar o Estado brasileiro, que é o que o Brasil precisa. Já anunciou que, se eleito, irá enviar para o Congresso quatro reformas: a Reforma Tributária, porque o Estado não pode ser um fardo para os cidadãos e setor produtivo; a Política, porque é inviável um sistema que tem hoje 35 partidos; a da Previdência, com um regime único para todos, sem privilégios; e a da máquina pública, hoje muito maior do que deveria.

Essas quatro reformas são essenciais. O cidadão quer, com todo direito, pagar menos impostos, ter uma aposentadoria justa e garantida, menos partidos políticos e reduzir as despesas com o Estado.

Apresentei, em nome da bancada do PSDB na Câmara, duas propostas. Uma para reduzir o número de deputados federais de 513 para 395, o de senadores, de 81 para 54 e de deputados estaduais, de 1059 para 804. Em quatro anos, seriam economizados perto de R$ 5 bilhões.

Outra, que foi aceita pelo relator do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2019 foi o corte de 10% nas despesas de custeio do Executivo, Legislativo e Judiciário. Custeio são despesas para manter a máquina funcionando – alugueis, diárias, passagens – e, ao reduzi-lo, sobrará mais dinheiro para a prestação de serviços na ponta do sistema, onde está o cidadão.

E tenho percebido muito apoio a essas medidas por parte da população, que quer o Estado trabalhando em benefício dela e não o contrário, como é hoje.

Agora, que a Copa do Mundo já acabou para o Brasil e que estamos a pouco menos de 90 dias das eleições, é mais do que esperado que o debate em torno das propostas tome forma. Frases feitas, bravatas e propostas vazias estão na contramão do que o Brasil precisa a partir do ano que vem.

*Líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

Voltar Imprimir Compartilhar

Matérias Relacionadas

CONFIRA VÍDEO

CONFIRA VÍDEO

Em vídeo com Mourão, governador cobra Ferrogrão

De acordo com Mendes, ele tem certeza que o governo fará sua parte na infraestrutura do Estado.

Picanha

Picanha

Mulher é presa roubando peças de carne em supermercado de Cuiabá

Suspeita roubou 02 peças de picanha e 02 peças de maminha.

reforma da previdência

reforma da previdência

Aposentadoria: Bolsonaro define 65 para homens e 62 para mulheres

Patamares que serão atingidos após um período de transição de 12 anos,

Comentários (0)

O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Comente esta matéria




FECHAR

Publicidade

Publicidade

no alvo

Ver todos

Ex-vereador de Cuiabá assume gabinete da presidência na AL

Senadora demonstra que não defende as mesmas ideias de quando era juíza

Senadora Selma Arruda mudou muito depois que ingressou na política

Publicidade

Vídeo Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Três bairros de VG terão linhas direta para Cuiabá; Confira

  • 2

    Após agressão, mulher esfaqueia marido nas costas em VG

  • 3

    Câmeras flagram assalto em estacionamento de supermercado em Cuiabá

  • 4

    Casal de traficantes que comandava delivery de cocaína é preso em Cuiabá

  • 5

    Homem é esfaqueado em "salve" por tentativa de estupro em VG

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

VG Notícias

Rua Carlos Castilho, 50, Jd. Imperador - 78125-760 Várzea Grande - MT

(65) 3029-5760

(65) 99957-5760

VG Notícias

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - VG NOTÍCIAS

Trinix
  • Eleições 2018
  • Notícia Patrocinada
  • Revista
  • Cidades
  • Nacional
  • Polícia
  • Política
  • Várzea Grande
  • Vídeos