Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que, Mato Grosso, 103.434 mil doses de vacinas contra a Covid-19, que estavam vencidas, foram jogadas no lixo. Os dados são de um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), no qual que Brasil desperdiçou mais de 28 milhões de doses de vacinas que perderam a validade, resultando em um prejuízo de R$ 1,2 bilhão.
Segundo o relatório do processo, as causas para as perdas não foram efetiva e individualmente identificadas pelo Ministério da Saúde, que as atribui apenas ao não atingimento da meta vacinal.
“A unidade técnica, por outro lado, acertadamente a meu ver, ponderou que devem ser decorrentes de múltiplas causas, a exemplo de falta ou atraso de registro de vacinação, não utilização do quantitativo de doses indicadas no frasco (perda de validade das vacinas por positivação de temperatura e/ou perdas decorrentes de manuseio), inconsistência de registro de vacinação, rejeição de uso pela população de certo tipo de vacina”, diz trecho do voto do relator, ministro Vital do Rêgo.
Conforme os dados de 17/2/2023, nas Secretarias Municipais de saúde foram 23.668.168 doses e nas secretarias estaduais de saúde, 2.296.096 doses. Ainda, em relação aos municípios, aqueles que não são capitais abarcaram a grande maioria das perdas (22.696.346 doses) comparados com os dados das capitais (971.822 doses, apenas 4,1% das perdas identificadas).
No processo, os ministros do TCU decidiram determinar ao Ministério da Saúde que apresente em 15 dias planilhas de imunizantes atualizadas, referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024, com dados de vacinas contra a Covid-19, distribuídas ou a distribuir aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal.
Além disso, a pasta terá que apresentar em 30 dias um plano de ação, identificando as medidas a serem adotadas, para o monitoramento do processo de distribuição, vacinação e registro de vacinas contra a Covid.
Leia Também - Escolha entre Lúdio e Rosa Neide poderá acontecer em votação com urnas espalhadas por Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).