O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenhou um papel fundamental em 2023 ao coordenar a presença do Brasil em 15 feiras internacionais de alimentos e bebidas. Em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Embaixadas e Consulados, o ministério buscou promover o desenvolvimento do agronegócio nacional, identificando oportunidades de promoção dos produtos brasileiros.
A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa divulgou que as empresas brasileiras do setor alimentício geraram negócios no valor de US$ 13,8 milhões durante as feiras. A expectativa para os próximos 12 meses é de negócios futuros estimados em US$ 473 milhões, resultado dos contatos realizados durante esses eventos.
Dalci de Jesus Bagolin, coordenador-geral de Promoção Comercial, destacou que a presença do Ministério em feiras internacionais visa não apenas impulsionar as exportações, mas também projetar a imagem do Brasil como um ator significativo na segurança alimentar e na produção sustentável de alimentos.
"O Mapa tem a responsabilidade de promover a inserção de empresas brasileiras do ramo de alimentos no mercado internacional, estimular as exportações do agronegócio nacional e seus impactos positivos na economia do país, como o aumento da geração de empregos e renda, além de reforçar a imagem do país no exterior", enfatizou Bagolin.
Neste ano, o Mapa organizou a montagem de 151 estandes individuais nos Pavilhões do Brasil em diversos países, incluindo Alemanha, Índia, Singapura, Marrocos, Canadá, Tailândia, Coréia do Sul, Irã, Istambul, Rússia, Peru e Estados Unidos. O Ministério também participou com estandes institucionais na Colômbia e na Índia.
Empresas brasileiras exibiram uma variedade de produtos, desde grãos (soja, arroz, milho), cafés, mel e derivados, até carnes (bovina, suína e de frangos), produtos orgânicos, bebidas, extratos vegetais e óleos, produtos lácteos e de panificação, entre outros, incluindo itens da biodiversidade brasileira, como açaí e castanhas.
O trabalho resultou na eleição do Pavilhão Brasil como o melhor pavilhão internacional na Expoalimentaria, realizada em setembro, no Peru. Além disso, conquistou o 2º lugar como melhor pavilhão internacional na Internacional Food & Hospitality Fair 2023 (AAHAR), em março, na Índia.
Vale destacar a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em feiras como a Biofach Alemanha, Natural Expo East e Expoalimentaria.
A presença do Mapa em eventos no exterior não apenas amplia a visibilidade dos produtos brasileiros, mas também serve como uma plataforma para a divulgação da sustentabilidade da agropecuária brasileira. Para os produtores do país, essas feiras representam oportunidades de networking e possibilidades de negócios, contribuindo para o aumento do fluxo de comércio entre os países.
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