O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou na noite dessa quinta-feira (22.05) o panorama dos casos de gripe aviária no Brasil. Agora, são 12 casos suspeitos em investigação, distribuídos por vários Estados, como Ceará, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pará e outros.
Entre as novidades, o caso suspeito em Nova Brasilândia (a 223 km de Cuiabá), foi descartado. O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) coletou material para análise após a morte de aves em uma propriedade rural familiar voltada para subsistência, no último domingo (18). Por volta das 18h dessa quinta, o MAPA informou que o resultado do exame foi negativo, descartando a suspeita de gripe aviária em Mato Grosso.
Também foram descartados dois casos em Santa Catarina, nos municípios de Chapecó (galinha doméstica para subsistência) e Garopaba (ave silvestre de vida livre).
Atualmente, os focos confirmados da doença estão em Montenegro (RS), em uma propriedade comercial, e em Sapucaia do Sul (RS), envolvendo aves de zoológico.
O Serviço Veterinário Oficial concluiu a limpeza e desinfecção da área afetada em Montenegro e deu início a um período de 28 dias de vazio sanitário. Se nenhum novo caso surgir nesse período, a região poderá ser considerada livre da doença.
Na terça (20), a Comissão de Agricultura do Senado aprovou um convite para ouvir o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre a situação da gripe aviária no país. A data da audiência ainda será definida.
Leia Também - Brasil mantém controle da gripe aviária com transparência e robustez, afirma Fávaro