Um tamanduá-bandeira foi encontrado nesse domingo (31.03) nas dependências de uma empresa de máquinas agrícolas em Primavera do Leste, a 238 km de Cuiabá. O resgate foi realizado com sucesso pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), graças à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ao cumprimento dos protocolos de segurança pela equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM).
Após a captura, o tamanduá foi liberado em uma reserva ambiental. Este mamífero, nativo da América, desempenha um papel ecológico vital ao se alimentar de insetos, contribuindo para a fertilização do solo através da dispersão de resíduos e nutrientes.
Os tamanduás-bandeira podem medir de 1,80 a 2,20 metros de comprimento e pesar até 45 quilos. Embora sejam animais dóceis, é importante evitar abraçá-los, pois interpretam esse gesto como uma ameaça.
Conhecidos por sua tranquilidade, esses mamíferos preferem campos abertos e florestas tropicais. No entanto, já foram extintos em algumas regiões do Brasil e continuam ameaçados de extinção.
Leia também- Ambulante anuncia venda de ponto ilegal instalado ao lado do Pronto-Socorro de VG
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).