21 de Julho de 2025
21 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
21 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Variedades Domingo, 02 de Fevereiro de 2020, 11:22 - A | A

Domingo, 02 de Fevereiro de 2020, 11h:22 - A | A

Polêmica

Sá e Guarabyra vão à Justiça contra versão de ‘Dona’ em homenagem

Veja

Publicada há dois dias no Youtube, uma versão da música “Dona“, com letra que rechaça funk e exalta Regina Duarte, nova secretária Especial de Cultura do governo Bolsonaro, já acumula ao menos 124.000 visualizações no Youtube (assista abaixo). Em resposta, o perfil oficial no Twitter do Guarabyra, da dupla Sá & Guarabyra (autores da canção) enfatizou que não autorizaram o uso da canção.

“A versão de nossa música Dona, com letra pró Secretária da Educação não foi autorizada por nós, e a questão está sendo estudada pelo departamento jurídico da Editora que representa a obra”, escreve. “Dona” era o tema da Viúva Porcina, personagem icônico de Regina Duarte na novela “Roque Santeiro” (1985).

A versão é atribuída a Gutto Sállen (com 1,93 mil inscritos) e foi postada em seu canal no YouTube. Com imagens de Regina e sua o autor tem outras versões em apoio ao Governo, inclusive uma de família, o fã exalta a missão da ministra.

Ao descrever como “lixo” a cultura atual, usa a imagem da cantora Anitta e de bailes funk. Sobra até para o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), membro do partido que Regina defendeu em eleições passadas, e o ator José de Abreu, abertamente crítico à escolha da atriz para a secretaria: um trecho que fala em “traiçoeiros” e “inveja” exibe a foto dos dois.

A letra “Dona, ela sim” é cantada sobre o instrumental da canção original. Em um dos trechos, a Sállen canta: “Dona! Valente e tão capaz/ Dona, bem sabe o que faz/ Com a sua competência, compromisso e a sua voz/ A Regina, essa heroína, representa todos nós/ Brasileiros cuja alma está sedenta de emoção/ Querem artes de verdade no museu e na canção/ Tã Tã Tã feche as comportas para o lixo que vier/ Travestido de cultura, sendo aquilo que não é”.

Polêmicas em série - Esta não foi à primeira controvérsia envolvendo Regina Duarte durante o final de semana. Em seu perfil no Instagram, a atriz começou a postar fotos e mensagens de apoio da classe artística à sua gestão no sábado (01.02), causando um falso entendimento de que tais personalidades eram favoráveis ao governo Bolsonaro.

 

Guarabyra@Gutbyra
 
Pessoal, a versão de nossa música Dona, com letra pró Secretária da Educação não foi autorizada por nós, e a questão está sendo estudada pelo departamento jurídico da Editora que representa a obra. Abraço a todos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760