A Associação Laços de Vidas promove nesta sábado (19.07), a partir das 19h30, o Arraiá Solidário, no Simpraum, em Várzea Grande. A festa junina tem como principal objetivo arrecadar recursos para melhorias na estrutura da instituição, que oferece sessões gratuitas de equoterapia a pessoas com deficiência.
A entrada custa R$ 10. Toda a renda será destinada à compra de fios de luz, ventiladores, ar-condicionado, à limpeza de um lago e ao nivelamento do terreno onde a associação realiza os atendimentos. A previsão é que as melhorias garantam mais conforto e segurança aos praticantes e suas famílias.
Entre as atrações confirmadas do Arraiá estão os artistas Cowboy Modão, Luiz Paulo & Lunnan, Léo Vaqueiro, Trio JJC e Banda Jovem Banda Show.
Em entrevista ao , a presidente da entidade, a fisioterapeuta e equoterapeuta Vitória Karina Corrêa Paiva afirmou que a festa é uma oportunidade de lazer, mas também de engajamento. “Será um evento acolhedor, animado e cheio de amor. Teremos comidas típicas, música ao vivo, quadrilha, brincadeiras e muita alegria”, contou.
Sem fins lucrativos, a Associação Laços de Vidas está localizada na Rua Santa Cecília, no bairro Capão Grande. Hoje, atende cerca de 55 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, de Várzea Grande e municípios da região metropolitana de Cuiabá.. A maioria é composta por pessoas com deficiência cognitiva.
A entidade não conta com convênios fixos com o poder público e se mantém por meio de doações, rifas, voluntariado e eventos beneficentes. “Cada gesto de apoio faz diferença para mantermos o projeto funcionando. Temos fila de espera e um sonho grande de ampliar os atendimentos”, afirma Vitória.
As sessões de equoterapia — prática terapêutica que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação — são conduzidas por uma equipe de profissionais e voluntários. Cada atendimento passa por uma avaliação técnica, e há fila de espera para novos ingressos, dada a alta demanda.
A estrutura, porém, ainda é modesta. A associação não possui convênios com órgãos públicos e depende de doações e eventos solidários para se manter. “Nosso maior sonho é ampliar o projeto, melhorar a estrutura e atender ainda mais pessoas com qualidade e acolhimento”, afirmou Vitória.
Fundada a partir de uma experiência pessoal, a Associação Laços de Vidas nasceu do desejo de transformar a realidade de pessoas com deficiência por meio da equoterapia. A presidente da entidade explicou que a inspiração veio da convivência com um tio com síndrome de Down. “Ao acompanhar sua trajetória, entendi o quanto o acolhimento e o estímulo adequado fazem diferença. Quis levar isso a outras famílias”, concluiu.
Leia também - Pagamento das férias não inviabiliza reformas, afirma presidente da Comissão de Educação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).