No ambiente rural de Nova Primavera, cidade fictícia localizada em Mato Grosso do Sul, a novela "Terra e Paixão" promete explorar as belezas e desafios do Brasil do campo. Por trás do enredo, há uma conexão especial com Antonieta Luísa Costa, presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso e inspiração para o nome de uma das personagens.
Antonieta, que também é pedagoga e geógrafa, fundou o Centro Cultural Casa das Pretas e o Imune (Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso), sendo reconhecida por seu trabalho incansável em prol da comunidade negra. Em um bate-papo com os diretores da Rede Globo, há cinco meses, ela foi surpreendida com o convite para contribuir na construção da personagem da atriz Bárbara Reis, a Aline na trama.
Aos 55 anos, Antonieta expressou sua surpresa e satisfação com a abordagem da equipe da novela: "A equipe da Rede Globo me chamou para fazer esse trabalho, disseram que buscavam uma referência de mulher negra e que eu tenho todos os perfis para poder contribuir no processo de construção da personagem da Bárbara Reis, que é Aline na novela, e dialogar sobre as questões das mulheres negras, das lutas, e do nosso trabalho da comunidade negra numa sociedade que a gente sabe que é racista".
Nieta e Romilda Pizani, 45 anos, ativistas de Mato Grosso do Sul, foram responsáveis por um workshop online com todo o elenco de "Terra e Paixão". Embora ainda não conhecessem muitos detalhes da trama, elas se encantaram com o interesse e dedicação da equipe. Antonieta destaca que a intenção dos diretores era aproximar a ficção da realidade: "Para além da ficção, o que eles buscavam era uma proximidade maior com a realidade. Com esse workshop pude perceber a seriedade e o quanto todos estavam envolvidos em entender, e a cada fala que eu colocava do nosso estado, da nossa comida, da música, o que me comovia era o interesse".
Homenagem - Após o workshop, a equipe decidiu prestar uma homenagem às professoras mato-grossense e sul-mato-grossense, dando seus nomes fictícios à escola local da trama: “Escola Municipal Professora Nieta Romilda”. O nome traz a junção do apelido de Antonieta (Nieta) e de Romilda Pizani.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).