23 de Julho de 2025
23 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
23 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Variedades Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 13:52 - A | A

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 13h:52 - A | A

Orientação

Fernaban alerta foliões durante carnaval ao golpe da troca de cartão

Redação/VG Notícias

Reprodução

Foliões

 

A Federação Brasileira dos Bancos (Fernaban) orienta os foliões que redobrem a atenção com o golpe da troca do cartão. 

De acordo com Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes, da Fernaban, as quadrilhas se aproveitam das aglomerações e as distrações das pessoas nos eventos ao ar livre para aplicar o golpe.

Adriano cita alguns exemplos de como funciona: o golpista, ou um vendedor ambulante mal intencionado, entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, ele troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco. A troca só é percebida muito tempo depois, em uma nova tentativa de usar o cartão.


O diretor ainda acrescente que os foliões redobrem a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar, é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse.

"Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos", alerta Adriano.

Para chamar atenção das pessoas sobre os riscos destes e de outros golpes, a Federação Brasileira dos Bancos (Fernaban) está lançando uma campanha em seus perfis nas redes sociais com vídeos dando dicas de como reconhecer situações suspeitas e de risco e como evitá-las.

Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a Fernaban destaca as seguintes orientações:

* Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;

* Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.

* Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;

* Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;

* Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
* Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;

* Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;

* Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito;

* Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760