26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 09:59 - A | A

Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 09h:59 - A | A

Evento de música promove ação ecológica em Chapada

Assessoria Green Forest

A ideia é: educação ambiental desde a infância. E a Green Forest Festival conseguiu passar o recado e promover ação ecológica e sustentável, na última quarta-feira (25.05), para pelo menos 100 crianças de 07 a 11 anos de idade, da Escola Municipal Professora Maria Luisa de Araújo. Foi na vizinha Chapada dos Guimarães, onde acontecerá o evento de música e sustentabilidade nos dias 09 e 10 de julho.

Normalmente o que a criança vê um adulto fazer ela costuma repetir e achar que aquela atitude é a certa, como o péssimo hábito de jogar lixo no chão. E assim a criança começa com o papel de bala e mais tarde, se não for orientada, jogar lixo para fora da janela do carro infelizmente será bem normal.

Com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e de Agricultura de Chapada dos Guimarães, cidade localizada a 68 quilômetros de Cuiabá, a equipe da Green Forest Festival com voluntários ensinaram às crianças o lema de que “lixo no chão, não”, como regra básica de ajuda ao meio ambiente.

“Foi coisa linda. Uma energia incrível dos pequenos que perguntaram bastante e entenderam o recado”, destaca Rafael Martins, um dos organizadores da Green.

A ideia foi levar o tema de sustentabilidade, com dinâmica, onde as escolas infantis são um dos alvos deste projeto de música, que começou a desempenhar ações de limpeza de rios e suas encostas desde o mês de maio deste ano, apoiados nos projetos Teoria Verde, Eu Amo Eu Cuido, Pacto Pelo Pantanal, Associação Rio Cuiabá e seus afluentes (Arica), entre outros.

A conscientização é uma das principais premissas da Green, depois vem a prática. E, na tarde desta quarta-feira, as crianças foram orientadas com uma palestra e, em seguida, partiram para o plantio de mudas de árvores nativas doadas pelo Horto Florestal de Chapada, com apoio da Secretaria de Agricultura.

“Este evento é bem vindo, bem como toda e qualquer parceria, principalmente para a Educação do município. Nós vivemos numa cidade turística e é necessário que seja feita constantemente este trabalho de conscientização com o meio ambiente. Esta ação é especial e temos só que agradecer a oportunidade desta palestra e plantio de árvore”, salienta o secretário municipal de Educação, Benedito Antônio de Oliveira Lechner, parceiro com a pasta da Green Forest Festival.

A Green Forest Festival é um festival de música e sustentabilidade, com consciência socioambiental, que une arte, cultura e aventura como entretenimento. Portanto, algo que será praticamente uma conquista é ter um evento limpo, além de lindo, pois contará com mais de 3 mil metros quadrados de estrutura, com oficinas de esporte, lazer e aventura, estandes, e uma decoração jamais vista no Estado de Mato Grosso.

Enfim, o projeto também propõe a ideia de incentivar estudantes e jovens sobre a importância de preservação e manutenção da natureza com atividades paralelas ao evento, bem como durante, com o plantio de árvores, limpeza de rios e suas encostas, entre outras.

O lançamento da Green Forest Festival foi no dia 07 de maio, quando realizaram ação voluntária promovida pela Teoria Verde e Eu Amo Eu Cuido, de limpeza da região da Ponte de Ferro, depois foi no rio Manso e a próxima será no rio Cuiabá, em 04 de junho.
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760