A Netflix anunciou nessa segunda-feira (26.05) o lançamento de dez novas produções brasileiras previstas para 2026. Entre os destaques está a Marcha das Onças, primeiro documentário de natureza da plataforma produzido na América Latina.
O filme foi inteiramente gravado em Poconé, município a 105 quilômetros de Cuiabá, e acompanha a trajetória de três onças-pintadas, desde o nascimento até a vida adulta, revelando os desafios da espécie e a importância da conservação do bioma. O documentário é dirigido pelo cineasta brasileiro Lawrence Wahba e é uma coprodução da Duo2 com a produtora francesa Bonne Pioche.
Segundo Wahba, a comunidade do Porto Jofre teve papel central no projeto, compartilhando informações sobre a localização das onças e protegendo o território do Parque Estadual Encontro das Águas, uma das áreas com maior concentração de onças-pintadas do planeta.
"É com muita alegria que eu compartilho para quem a gente está fazendo o nosso filme de onças, que a gente está trabalhando desde 2021. Sim, hoje a Netflix anunciou dez produções no Brasil, e entre elas, o nosso filme A Marcha das Onças", declarou Wahba.
Com 458 horas de filmagens acumuladas desde 2021, a equipe realizou nove expedições ao Pantanal. Utilizaram drones, microcâmeras, lentes especiais e câmeras estabilizadas em barcos para registrar a vida selvagem com precisão e sensibilidade.
O diretor também destacou o valor simbólico do animal para as culturas indígenas. "Para muitos povos originários do Brasil, onças são muito mais do que animais. São mensageiros do mundo espiritual para o mundo material. Para nossa equipe, é uma honra e uma grande responsabilidade levar essa mensagem até você", afirmou.
O projeto do documentário foi apresentado ao Governo de Mato Grosso em 2023 e recebeu apoio para sua produção, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Conselho do Turismo.
O governador Mauro Mendes (União), destacou que o investimento na produção foi motivado pela crença de que o Pantanal e a biodiversidade de Mato Grosso merecem ser reconhecidos mundialmente. Segundo ele, trata-se de um trabalho único no planeta, cuja parceria entre o governo e a produção — agora em colaboração com a Netflix — deve impulsionar a projeção do Estado, além de gerar renda e oportunidades para os moradores da região.
Leia também - Sindicato vai à Justiça para garantir jornada correta aos servidores da Saúde
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).