19 de Maio de 2025
19 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
19 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 15:37 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 15h:37 - A | A

APÓS 28 ANOS

Wilson Santos cobra avaliação do setor produtivo sobre atuação da Energisa em MT

Audiência pública acontece no dia 30 de maio para debater possível renovação

Isadora Sousa & Angelica Gomes / EspecialVGN

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirmou que é necessário ouvir o setor industrial, produtivo e o comércio sobre o desempenho da Energisa na distribuição de energia elétrica em Mato Grosso. A declaração foi feita nesta segunda-feira (19.05), durante entrevista à imprensa na audiência pública que debateu o futuro do Hospital Estadual Santa Casa.

"Nós, deputados, queremos uma avaliação. Há 28 anos, a concessão foi feita pela União e pelo Estado. Recebemos constantemente, aqui na Assembleia, uma série de reclamações e demandas. Quando levamos essas questões à direção da Energisa, a justificativa é sempre a mesma: Mato Grosso é a unidade que mais cresce no país, com maior volume de demandas e exigências por parte dos produtores, da indústria e do comércio", explicou.

Segundo o parlamentar, a Assembleia Legislativa quer ouvir esses setores para entender o que precisa ser ajustado na atuação da concessionária e avaliar a viabilidade de renovação do contrato por mais 30 anos.

"Não sabemos, e não podemos adivinhar, se haverá uma nova concessão, se o serviço será reestatizado ou se uma nova empresa assumirá. Independentemente de quem venha a ser o novo concessionário — público ou privado —, é essencial fazer um balanço agora e estabelecer as prioridades para os próximos anos na distribuição de energia no Estado", afirmou.

Wilson destacou que Mato Grosso é um dos Estados com maior crescimento no Brasil e que a tendência é de aceleração desse avanço.

"As perspectivas são de que Mato Grosso será o estado que mais crescerá nos próximos anos, com a chegada das ferrovias, a industrialização da matéria-prima e a expansão da agroindústria. A tendência é de uma potencialização do crescimento", disse.

Uma das principais preocupações do deputado é quanto à capacidade da Energisa de acompanhar esse ritmo de desenvolvimento. "A Energisa foi convidada para responder às reclamações dos setores e nos dar uma noção clara sobre sua capacidade de investimento em energia, ou seja, se há recursos suficientes para garantir o fornecimento nos próximos anos", concluiu Wilson Santos.

A decisão sobre a possível renovação do contrato com a concessionária será discutida em audiência pública marcada para o dia 30 de maio.

Leia também: Deputado critica comissão do governo sobre Santa Casa: "Acho que temos opinião, né?

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760