por Thaiza Assunção/VG Notícias
O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) não cumpriu a promessa feita ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede Várzea Grande (Sintep/VG) de pagar 1/3 férias dos servidores e o salário dos profissionais contratados no dia 14 de maio.
Em reunião com a categoria em 8 de maio o gestor municipal garantiu que realizaria os pagamentos nesta terça-feira (14.05). No entanto, de acordo com o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, a promessa - documentada no Sindicato -, não foi efetivada.
Segundo Gilmar, o compromisso do Executivo municipal era efetuar o pagamento de 1/3 de férias e o salário dos contratados em 10 de maio. Porém, o prefeito adiou o pagamento para o dia 14, mesmo assim, não cumpriu com o combinado.
Conforme Gilmar, o pagamento dos servidores contratados está em atraso desde fevereiro. Além disso, os profissionais tiveram o contratado rescindido em 10 de abril e até o momento não foram prorrogados.
A categoria decretou greve na segunda-feira (13.05). Além dos pagamentos, eles reivindicam a adoção do piso salarial no valor de R$ 1.937 para o nível médio e R$ 2.903 para nível superior e a revisão do Plano de Carreira e Revisão do Enquadramento dos servidores da Educação de 2010.
De acordo com Gilmar, a categoria está reunida neste momento na Escola Estadual Licinio Monteiro, localizado no bairro Jardim Aeroporto, para definir se deve ou não continuar com a paralisação.
Outro lado: Em entrevista ao VG Notícias, Walace Guimarães disse que os pagamentos serão efetuados junto com a folha de maio. Segundo o prefeito, o sistema da Prefeitura não processa os pagamentos em atrasos sozinhos.
“Houve a previsão para pagar no dia 14, mas não consegue separar o 1/3 férias da folha de pagamento, o sistema não processa. Então, esses atrasados serão quitados no dia 30 de maio, junto com a folha de pagamento” relatou o prefeito durante o desfile cívico realizado ontem (15.05) em comemoração ao aniversário de Várzea Grande.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).