Os vereadores da Câmara de Cuiabá criticaram um suposto caso de assédio moral praticado pelo subprefeito do Coxipó do Ouro, Valcir Amaro da Silva contra uma enfermeira do posto de saúde do bairro. O caso foi exposto por vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (09.07).
Conforme o boletim de ocorrência registrado pela enfermeira no dia 03 de julho deste ano, a enfermeira e outros profissionais da unidade foram chamados pelo subprefeito, Valcir Amaro da Silva, que aos gritos, ordenou que providenciasse um almoço que seria servido à comunidade. Segundo a denunciante, o subprefeito afirmava que seria a função da enfermeira providenciar o almoço referente a inauguração da unidade.
A enfermeira também relatou que o fato lhe causou constrangimento ilegal. “A conduta do mesmo visou constranger-me ilegalmente, mediante esse ato, pois além de reduzir a minha capacidade defesa, não me permitiu resposta. Gritou, apontou o dedo, virou-se e foi embora em carro administrativo”, cita trecho do relato.
Críticas de vereadores
Um dos que comentaram sobre o registro do boletim de ocorrência foi o vereador Demilson Nogueira (PP), em fala na tribuna da Câmara.
“Agindo com arrogância, achando que é a última bolacha do pacote determinando a uma enfermeira, que faça trabalhos naquela unidade de saúde, diversos que é o dever dela [desvio de função no trabalho]. Inclusive estou de posse do boletim de ocorrência lavrado na Polícia”, criticou o vereador.
O vereador Rogério Varanda (PSDB) também comentou o suposto assédio mortal do subprefeito do Coxipó do Ouro. “Eu tenho certeza que não ter chegado ainda na mão do prefeito e nem na mão da primeira-dama, porque se chega, com certeza já teria realizado a troca, porque a falta de respeito com as pessoas tenho certeza que eles não vão aceitar. Isso tem acontecido no Coxipó do Ouro de forma desumana. Isso é vergonhoso para a gestão.”
Outro lado – Em nota, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Governo, informa que está apurando, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, a denúncia de assédio moral ocorrida na Unidade de Saúde da Família (USF) no Distrito do Coxipó do Ouro, registrada em 3 de julho. "Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as nossas ações, assegurando que medidas apropriadas serão tomadas para garantir um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos os nossos colaboradores."
Já o subprefeito do Coxipó do Ouro, Valcir Amaro da Silva informou ao , que visita uma comunidade distante da sede do distrito e amanhã tomará as providências. Ele informou que encaminhará seu posicionamento à redação nesta quarta-feira (10.07). O espaço segue aberto para manifestação.
Leia mais: Secretário admite que decisão do STF beneficia frigoríficos de peixes em Mato Grosso
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).