26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 15 de Maio de 2014, 10:40 - A | A

Quinta-feira, 15 de Maio de 2014, 10h:40 - A | A

Manobra Política

Vereadores de Várzea Grande desmembram contas de Governo de Zaeli e Maninho e votam nesta sexta-feira em sessão extraordinária

Importante frisar ainda que as contas de Governo da Prefeitura de Várzea Grande referente ao exercício de 2012 receberam parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os vereadores de Várzea Grande votam nesta sexta-feira (16.05), às 10 horas da manhã, em sessão extraordinária, as contas de Governo da Prefeitura de Várzea Grande referente ao exercício de 2012, da gestão de Sebastião dos Reis Gonçalves (PSD) – popular Tião da Zaeli -, e Maninho de Barros (PSD).

A votação das contas era para ter ocorrido em 16 de abril, mas a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis (CFO) apresentou um requerimento solicitando a dilação de prazo de 30 dias para a análise do documento. Confira aqui matéria relacionada.

O presidente da Comissão, vereador Kalil Baracat (PMDB), confirmou a reportagem do VG Notícias que as contas foram desmembradas, e segundo ele, atendendo recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), sendo assim os parlamentares irão analisar as contas de acordo com cada período de gestão dos ex-prefeitos.

“O desmembramento foi uma recomendação do TCE. Nós não desmembramos o processo de contas para beneficiar ninguém” afirmou o vereador.

No entanto, no acórdão publicado em 12 de dezembro de 2013, no Diário Oficial do TCE, não consta a “tal” recomendação afirmada pelo vereador Kalil Baracat, para que as contas sejam desmembradas. Confira acórdão.

De acordo com fontes do VG Notícias, os vereadores da base do prefeito Walace Guimarães (PMDB) articularam o desmembramento das contas para beneficiar o ex-prefeito do município – atualmente vereador-, Maninho de Barros e prejudicar outro ex-prefeito, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD).

Ainda de acordo com fontes, na articulação da Mesa Diretora da Câmara, os parlamentares da base aliada do prefeito Walace Guimarães na Casa, “negociaram” o voto de Maninho de Barros na chapa do peemedebista Jânio Calistro, em troca do desmembramento e aprovação da contas referente ao período que ficou à frente da Prefeitura.

Suspeita - Na edição desta quinta-feira (15.05), o jornal Diário de Cuiabá, trás uma reportagem denunciando que Zaeli teria sofrido extorsão por parte de vereadores do município para que as contas fossem aprovadas. Contudo, a reportagem não cita nomes dos parlamentares que teriam extorquido Zaeli.

Outro lado - A reportagem do VG Notícias entrou em contato com o ex-prefeito Tião da Zaeli, para saber sobre a possível extorsão que teria sofrido por parte de vereadores, conforme denúncia no jornal Diário de Cuiabá. Zaeli negou que tenha feito qualquer acusação neste sentido e afirmou que desde que deixou a vida pública não conversou mais com os políticos de Várzea Grande. Segundo ele, está cuidando apenas de suas empresas e viajando muito.

Sustentação oral - Os advogados Maurício Magalhães Faria Júnior (Zaeli) e Carlos Estevão (Maninho),terão tempo para fazer sustentação oral, na sessão extraordinária, conforme publicação no Jornal da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Confira final da matéria.

Importante frisar ainda que as contas de Governo da Prefeitura de Várzea Grande referente ao exercício de 2012 receberam parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado. Confira o acórdão.

Confira publicação

julgamento contas 2012 sera na sexta

CÂMARA MUNICIPAL

NOTIFICAÇÃO COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

Aos Drs.

Maurício Magalhães Faria Junior – OAB/MT 9.839

Carlos Esteves – OAB/MT 7.255

O Vereador Kalil Baracat Sarat de Arruda, Presidente da Comissão de

Finanças e Orçamento, no uso de suas atribuições legais, vem, por

meio deste, NOTIFICAR vossas senhorias, para, querendo,

apresentar sustentação oral, pelo prazo de 10 (dez) minutos, durante a

sessão extraordinária, sobre o julgamento das contas do Poder

Executivo exercício 2012 gestão do Sr. Sebastião dos Reis Gonçalves,

período 01/01/2012 a 30/10/2012 e do Sr. Antonio Gonçalo Pedroso

Maninho de Barros, período de 01/11 a 31/12/2012, a realizar-se no

dia 16 de maio de 2014, às 10:00 hs da manhã, na Câmara Municipal Mato Grosso , 14 de Maio de 2014 • Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso • ANO IX | Nº 1971

www.diariomunicipal.com.br/amm-mt www.amm.org.br 178

de Várzea Grande, localizada na Av. Castelo Branco, s/n, Bairro Água

Limpa, Várzea Grande/MT.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760