16 de Junho de 2024
16 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 15 de Julho de 2022, 08:58 - A | A

Sexta-feira, 15 de Julho de 2022, 08h:58 - A | A

verificar possíveis fraudes

TSE atende recomendação das Forças Armadas e anuncia testes de segurança nas novas urnas eletrônicas

Teste público de segurança serão realizadas nas urnas do modelo 2020

Lucione Nazareth/VGN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nessa quinta-feira (14.07) que versão mais recente da urna eletrônica (UE 2020) será submetida a testes de segurança, atendendo assim sugestão das Forças Armadas.

Ontem, ao participar de audiência pública sobre o tema na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) no Senado, ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, reforçou a recomendação de que seja realizados testes de integridade das urnas nas mesmas condições da votação, inclusive com a utilização da biometria do próprio eleitor; teste público de segurança nas urnas do modelo 2020.

Leia Mais - Ministro da Defesa propõe “votação paralela” com cédula de papel no dia da eleição

Segundo o TSE, os testes nas novas urnas serão conduzidos em julho e agosto por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

“A análise e a avaliação de segurança dos sistemas eleitorais e do hardware das urnas eletrônicas estão previstas em um convênio firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a universidade, que, desde outubro passado, colabora com a Justiça Eleitoral para aprimorar a integridade e a confiabilidade do voto eletrônico”, diz trecho do comunicado.

Importante destacar que nos testes públicos de segurança técnicos simulam ataques para identificar possíveis vulnerabilidades no sistema eleitoral, ou seja, verificar possibilidade de fraude.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760