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Política Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017, 13:40 - A | A

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017, 13h:40 - A | A

FerroGrão

Taques e Binotti cobram de Temer idealização das ferrovias

Maryuska Pavão/De Lucas/especial para VG Notícias

Maryuska Pavão

Pedro Taques

Taques destacou que o Brasil precisa olhar de uma forma diferenciada para o Estado de Mato Grosso

Durante a visita do presidente da República, Michel Temer (PMDB), a Lucas do Rio Verde, tanto o governador Pedro Taques (PSDB), quanto o prefeito luverdense Luiz Binotti (PSD) cobraram do presidente a idealização das ferrovias FerroGrão e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste – a FICO.

Em seu discurso, Taques destacou que o Brasil precisa olhar de uma forma diferenciada para o Estado de Mato Grosso, pois segundo ele, é necessário revolver de uma vez por todas a saída para a região norte do país.

“Senhor presidente, precisamos da finalização dos 100 quilômetros da rodovia que dá acesso ao Porto de Miritituba no Pará. Precisamos da FICO, pois, o porto não comportará a quantia de grãos produzidos aqui, e queremos que essa ferrovia trace por Água Boa e chegue a Lucas do Rio Verde. Precisamos que a ferrogrão saía do papel, pois há necessidade de logística de transporte” disse o governador.

Binotti seguiu a mesma linha do governador e citou os altos custos dos fretes, o que segundo ele, faz a região perder no mercado concorrente devido ao alto custo do transporte dos grãos.

“Sabemos que a evolução logística está melhorando, mas precisamos de ferrovias. Lucas do Rio Verde por sua localização geográfica já está desenhada para ser o entroncamento das ferrovias, mas precisamos retomado o projeto da Ferrogrão e da FiCO para que toda a região seja beneficiada e que possamos transportar todos os nossos produtos com o menor custo do frete, pois hoje gastamos muito dinheiro com o frete. Com a ferrovia conseguiremos ficar mais competitivo e acessar melhor os mercados nacionais e internacionais” afirmou o prefeito.

Os projetos da FICO e da FerroGrão EF-170 foram apresentados ainda no governo Dilma, e de acordo ele, a cidade luverdense ficaria o cruzamento das duas rodovias, sendo que uma transportaria para o norte no porto de Miritituba e outro para a região sudeste, no porto de Santos.

 

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