O deputado estadual Wilson Santos (PSD) gravou vídeo nessa terça-feira (28.11), mostrando a seca do Rio Bento Gomes, em Poconé (a 103 km de Cuiabá). Em vistoria "in loco", Wilson Santos afirmou que irá investigar “o que está matando o Rio Bento Gomes” e denuncia que moradores bebem água de cava garimpeira. “São as mudanças climáticas ou são as ações dos homens. Vamos a partir de agora investigar”, declarou o deputado.
Em sua fiscalização, o deputado caminhou no meio do Rio Bento Gomes – na parte mais baixa - mostrando a adutora que abastece a cidade em meio a poças de lama. Ele descreveu sensação em percorrer o leito do rio como muito ruim.
“Uma imagem impactante, uma sensação ruim percorrer o leito desse rio vital para o Pantanal mato-grossense. Vamos investigar a fundo e trabalhar para reverter essa situação triste! (...) Esse rio não era assim, mesmo no período das secas diminuía bastante a sua vazão, mas não era nesses níveis. 2021 foi assim e agora 2023 o mesmo”, declarou o deputado.
Ainda, segundo o parlamentar, Poconé está há 30 dias sem capitação de água, ou seja, sem abastecimento. A água, fornecida para aproximadamente 28 mil pessoas, na zona urbana, provém de uma cava garimpeira no período urbano do município. “Muito grave. Estão bebendo água de Cava Garimpeira.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).