27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017, 14:20 - A | A

Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017, 14h:20 - A | A

polêmica

Presidente da AMB classifica como "aberração" soltura de Gilmar Fabris; Ministro diz estar “pasmo”

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Gilmar Fabris

 

Apesar de estar há 23 dias em liberdade, a concessão da soltura do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) por meio de decisão da Assembleia Legislativa (AL/MT), ainda está cercada de polêmica.

Em entrevista concedida ao Portal da UOL, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Jaime de Oliveira, criticou a decisão da AL/MT, em “emitir alvará de soltura” para libertar o parlamentar, utilizando como justificativa uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

“O que está acontecendo em vários Estados, no Mato Grosso e no Rio Grande do Norte, em que Assembleias expediram alvarás de soltura, é uma completa aberração”, declarou o magistrado, apontado que a decisão da AL/MT está sendo questionada judicialmente.

Em outubro, o STF julgou procedente uma Adin que estabelecia como critério de que um eventual afastamento de parlamentares por decisão judicial fosse submetido em até 24 horas ao Congresso Nacional, que teria o poder de confirmar ou revogar a medida, como já ocorre nos casos de prisão em flagrante de membros do Legislativo.

Ainda na entrevista, o presidente AMB defendeu que o STF publique o acórdão do julgamento da Adin rapidamente porque a situação está se repetindo e, para ele, traz “um desprestígio muito grande para o Poder Judiciário”.

“São prisões que têm sido decretadas e mantidas pelos Tribunais Superiores, e agora praticamente está se criando uma blindagem para tudo quanto é político”, afirmou o juiz.

Ao portal do UOL, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, que votou favorável ao Adin, afirmou que a necessidade do aval é apenas no caso dos “congressistas”. “Não sei como surgiu essa ideia de que nossa decisão abrangeria deputados estaduais, e quem sabe até vereadores. Eu fiquei pasmo”, disse o ministro.

Vale lembrar que o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com recurso junto Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para a decretação de nova prisão do deputado Gilmar Fabris. Em julgamento realizado no último dia 08, o relator do processo, desembargador Ney Bello, votou no sentido de negar nova prisão de Fabris, alegando que o caso não pode ser mais julgado por questões processuais e que os parlamentares estaduais têm as mesmas prerrogativas dos congressistas.

Ainda durante a sessão, a desembargadora Mônica Sifuentes, solicitou vistas do processo e adiou o julgamento.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760