25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 04 de Julho de 2013, 11:30 - A | A

Quinta-feira, 04 de Julho de 2013, 11h:30 - A | A

Protesto

Prefeitos e vereadores de MT realizam nesta sexta (05) manifestação cobrando melhor distribuição de recursos para os municípios

No manifesto ele prometem ainda formar uma comissão contendo em torno de cinco prefeitos e cinco vereadores para dialogar as reivindicações com o governador Silval Barbosa (PMDB) e presidente Dilma Rousseff (PT).

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Na onda das manifestações pelo país, os prefeitos e vereadores de Mato Grosso realizam nesta sexta-feira (05.07), o “Manifesto Municipalista por Mato Grosso Melhor”, pedindo melhor distribuição de recursos para os municípios em comparação ao Estado e a União.

O ato ocorrerá na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a partir das 14h. A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), também é parceria da AMM no manifesto. Os organizadores esperam cerca de 460 pessoas, entre prefeitos e vereadores de todo o Estado compareça ao ato.

Segundo os organizadores do protesto, a luta será para conseguir autonomia financeira dos municípios, proporcionando mais investimento nas cidades do Estado.

De acordo com eles, a União concentra 60% dos recursos e Estados ficam com 25%, sobrando apenas uma pequena fatia para os municípios, em torno de 15%. Eles pedem a revisão do pacto federativo e reposição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Além disso, os prefeitos e vereadores querem R$ 23 milhões dos restos a pagar que o Estado deixou em 2012, voltados para custear as despesas na área da Saúde. Eles devem elaborar uma carta aberta com as principais reivindicações dos municípios.

No manifesto ele prometem ainda formar uma comissão contendo em torno de cinco prefeitos e cinco vereadores para dialogar as reivindicações com o governador Silval Barbosa (PMDB) e presidente Dilma Rousseff (PT).

“Nosso objetivo é ir à Brasília e conversar com a presidente Dilma, para discutir as nossas reivindicações, principalmente o Pacto Federativo”, disse a vereadora Ismaili Donassan (PSD), presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), durante sessão da Câmara de Vereadores de Cuiabá desta quinta-feira (04.07).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760