26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 03 de Julho de 2013, 20:00 - A | A

Quarta-feira, 03 de Julho de 2013, 20h:00 - A | A

NÃO DÁ PARA ENTENDER

Prefeito quer isentar ISSQN das empresas que constroem VLT em VG; Agora ameça cassar alvará das mesmas

No projeto de lei, a justificativa de Walace é que as empresas trariam benefícios a Várzea Grande – embora não tenha especificado quais seriam o tais benefícios – um dos motivos que o projeto gerou grande polêmica na Casa de Leis e o executivo pediu para

por Tatielli Jasper & Lucione Nazareth/Especial VG Notícias

O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), quer conceder incentivos fiscais as empresas que constroem VLT em Várzea Grande, por meio de um projeto de lei que encaminhou à Câmara de Vereadores  em março deste ano - mas foi retirado de pauta três vezes porque não houve consenso entre os parlamentares. O projeto deverá voltar em pauta após o recesso parlamentar.

Agora, o prefeito declara que quer cassar o alvará das mesmas empresas – por não honrarem compromisso com o município. A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira (03.07), durante entrevista coletiva.

No projeto de lei, a justificativa de Walace é que as empresas trariam benefícios a Várzea Grande – embora não tenha especificado quais seriam o tais benefícios – um dos motivos que o projeto gerou grande polêmica na Casa de Leis e o executivo pediu para ser retirado até que seja “avaliado melhor”, segundo o secretário de Governo, Ismael Alves.

Segundo o prefeito, as empresas ou a Secopa são responsáveis pela manutenção do asfalto nos trechos alternativos da cidade, no entanto, elas não vêm realizando o trabalho – deixando a cargo da prefeitura.

“Não disponibilizamos de recursos suficientes para fazer os reparos, mas mesmo assim os fizemos e algumas vias. Este trabalho tem que ser feito ou pela Secopa ou pelas as empresas que responsável pelas obras”, destacou o peemedebista.

Walace afirmou ainda, que a Justiça tem o poder de cancelar o alvará de construção, mas acredita que isso afetaria a população várzea-grandense. “Eu só não fiz isso ainda, porque tenho certeza que ia prejudicar a população de Várzea Grande” ressaltou.

Ainda, segundo o prefeito, as empresas possuem recursos necessários para recapear as ruas utilizadas como desvios. “Nós é que estamos arcando com o todo o prejuízo de mandar arrumar estas ruas”, finalizou Walace.

Entenda o caso - De autoria do Poder Executivo Municipal, o projeto de lei que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN - devidos pelas empresas que constroem o Modal de Transporte Veículo Leve Sobre Trilho – VLT, está parado na Câmara desde março deste ano. A votação já foi adiada por três vezes. Um dos motivos é que não há clareza no projeto que justifique a renúncia fiscal em favor das empresas. Caso o projeto de lei seja aprovado, o município poderá perder mais de R$ 18 milhões em arrecadação.

Vale destacar, que as empresas vencedoras da licitação para execução das obras – já havia embutido na planilha de custo o pagamento dos impostos. Apesar disso, o projeto deve ser aprovado - pois o prefeito tem maioria na Casa de Leis. Outro ponto a destacar é que a obra do VLT não está inclusa na Lei 12.350, que estabelece uma série de isenções de impostos federais para a realização da Copa de 2014 e da Copa das Confederações em 2013, organizadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760