22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 09:19 - A | A

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 09h:19 - A | A

eleição 2024

Pré-candidatos podem fazer "vaquinha virtual" a partir de quarta-feira (15); Veja regras

O TSE aprovou cadastro de sete empresas para financiamento coletivo de campanha

Carlos Oliveira/VGN

A partir de quarta-feira (15.05), os pré-candidatos às eleições de 2024 já podem captar recursos através de financiamento coletivo online, as chamadas "vaquinhas virtuais". A modalidade, regulamentada na reforma eleitoral de 2017, permite que pré-candidatos arrecadem doações de pessoas físicas para custear suas campanhas.

As "vaquinhas virtuais" se tornaram uma alternativa importante para pré-candidatos que buscam financiamento para suas campanhas, especialmente aqueles com menor visibilidade ou recursos próprios. A modalidade permite que os candidatos captem recursos de um grande número de pessoas, mesmo que em valores menores, e oferece maior transparência na gestão dos recursos doados.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o cadastro de sete empresas habilitadas a prestar o serviço de financiamento coletivo de campanha nessas eleições. São elas: AppCívico Consultoria Ltda; Azul Pagamentos Ltda; Elegis Gestão Estratégica, Consultoria e Tecnologia Ltda; GMT Tecnologia Ltda; M D Amigo Assessoria e Consultoria Contábil Ltda; Mindix Consultoria em Projetos Ltda; e QueroApoiar.com.br Ltda.

É permitida a divulgação da campanha de arrecadação, desde que não se peça votos e siga as regras da propaganda eleitoral na internet.

Como participar

Para participar, os pré-candidatos precisam se cadastrar em uma desta sete empresas autorizadas. Conforme o TSE, no financiamento coletivo, somente pessoas físicas podem doar e a emissão de recibos é obrigatória para cada contribuição, seja por meio de transação bancária, cartão ou PIX. O uso de moedas virtuais para pagamento de doação não é permitido.

Na modalidade de financiamento coletivo, não existe limite de valor a ser recebido pela campanha. Entretanto, o TSE ressalta que as doações de valores iguais ou superiores a R$ 1.064,10 somente poderão ser recebidas mediante transferência eletrônica, ou cheque cruzado e nominal.

Quando o recurso pode ser utilizado

Apesar de liberada a arrecadação, o dinheiro não estará liberado para uso do pré-candidato. Para ter os valores disponíveis, ele precisa ser aprovado na convenção partidária e se tornar um candidato, obtendo um CNPJ e abrindo uma conta bancária

Pré-candidatos que tenham arrecadado recursos na modalidade coletiva e não se tornem candidatos devem devolver o dinheiro aos doadores.

Leia Também: Prefeitos apoiam volta do DPVAT; “até 40% do valor arrecadado será destinado ao transporte coletivo”

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760