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Política Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2014, 11:05 - A | A

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2014, 11h:05 - A | A

AFRONTA

Pacientes do SUS precisam acionar Justiça para ter direito a remédio em MT, enquanto Silval Barbosa “torra” em 1 ano, quase R$ 50 milhões em propaganda

Pelos números gastos com publicidade, o governo do Estado está mais preocupado em divulgar, principalmente, a obras da Copa do que investir na saúde do cidadão mato-grossense.

por Rojane Marta/VG Notícias

Em 2013, o Governo do Estado gastou quase R$ 50 milhões em publicidade, os dados constam cadastrados no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan) – disponível para acesso por meio do link: http://web.fiplan.mt.gov.br.

De acordo com o portal transparência do Governo, durante todo o ano de 2013, para divulgar as ações governamentais, três agências de publicidade receberam do Estado o montante de R$ 45.295.706,16, são elas: Casa D'ideias Marketing (R$ 15.324.963,29), DMD Associados, Assessoria e Propaganda Ltda (R$ 15.537.795,52) e Mercatto Comunicação Integrada Ltda (R$ 16.432.947,35).

O gasto com publicidade pode é considerado abusivo, pois, enquanto o governador Silval Barbosa (PMDB) se preocupa em dar publicidade em seus atos, o cidadão mato-grossense precisa recorrer à Justiça para ter direito a usufruir serviços básicos oferecidos pela saúde pública, uma vez que o peemedebista judicializou a Saúde no Estado.

É rotineira a intervenção do Poder Judiciário para obrigar o governo do Estado a arcar com despesas referentes à saúde pública. Exemplo recente disso, é o ocorrido em Canarana (a 830 km de Cuiabá), onde o Poder Judiciário teve que bloquear a conta única do Estado, para que um paciente do Sistema Único de Saúde tivesse o direito de realizar um procedimento cirúrgico no olho com urgência, a fim de impedir a perda definitiva de sua visão, a cirurgia custaria pouco mais de R$ 7 mil - clique e veja matéria relacionada.

Os números deixam evidentes que o governador Silval Barbosa (PMDB) está mais preocupado em divulgar, principalmente, as obras da Copa, do que investir na saúde  do cidadão mato-grossense que paga ums dos tributos mais caros do país.

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