25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014, 13:02 - A | A

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014, 13h:02 - A | A

Indicação polêmica

OAB/MT é contra indicação de Janete Riva ao cargo de conselheira do TCE/MT; Presidente diz que tomará providências

Segundo a entidade, a escolha dos deputados demonstra desrespeito ao clamor das entidades representativas da sociedade e dos servidores.

Redação VGN com Assessoria

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB/MT) rechaçou a atitude de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado que indicaram a ex-secretária de Cultura, Janete Riva, para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT).

Segundo a entidade, a escolha dos deputados demonstra desrespeito ao clamor das entidades representativas da sociedade e dos servidores. “Eventual desrespeito aos princípios do artigo 37 da Constituição Federal e aos requisitos necessários para uma função tão essencial para a fiscalização dos gastos públicos e o bom andamento da administração pública e pela probidade administrativa, iremos à Justiça buscar as providências necessárias”, pontuou o presidente da Seccional, Maurício Aude.

Vale destacar que no mês passado, a OAB/MT aderiu ao manifesto encabeçado pelo Sindicato dos Servidores do TCE/MT (Sinttcontas/MT) e outras 11 instituições para pedir transparência e respeito aos princípios da Administração Pública, conforme estipula a Constituição Federal. Na época, o possível candidato à vaga seria o ex-deputado Gilmar Fabris, que responde a processo criminal acusado de desvio de dinheiro público.

A nova indicação ocorreu depois que o conselheiro Humberto Bosaipo apresentou renúncia ao cargo nesta terça-feira (09.12) e a vaga foi considerada aberta pela Presidência do Tribunal, que oficiou o governador do Estado, Silval Barbosa, e o presidente da ALMT, deputado Romoaldo Júnior.

Janete Riva teria sido indicada por 15 deputados estaduais. Conforme o procedimento, o Poder Legislativo Estadual deve indicar um nome para a vaga que deverá ser sabatinado pelos parlamentares para demonstrar se possui conhecimento técnico para a função. Depois de aprovado, o nome é encaminhado para o chefe do Poder Executivo Estadual para nomeação.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760