26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 20 de Maio de 2013, 11:10 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2013, 11h:10 - A | A

MP abre o 5º procedimento preparatório contra Walace Guimarães por contratação de empresas com uso de dispensa de licitação

 

por Thaiza Assunção/VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça, Valnice Silva dos Santos abriu mais dois procedimentos preparatórios para inquérito cível contra o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB).

Os processos referem-se à contratação com dispensa de licitação da empresa Leão & Ferreira da Silva LTDA e da empresa Locar Saneamento Ambiental LTDA. A Leão & Ferreira foi contratada no valor global de R$ 5.081.037,68, pelo prazo de 30 dias para elaboração de serviços de “Concepção e Projeto Básico do Sistema de Esgotamento Sanitário – Sub-bacia 02; Projeto de Concepção e Projeto Básico do Sistema de Esgotamento Sanitário das Sub-bacias 08 e 10; Projeto de Concepção e Projeto Básico do Sistema de Abastecimento de Água; Projeto de Pavimentação, Drenagem Pluvial, Sinalização Viária, Canalização de Córregos e Revitalização de Lagoas”, visando atender o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme noticiado pelo VG Notícias. (Veja aqui).

Já a Locar Saneamento foi contrata no valor global de R$ 2.068.000 para prestação de serviços de coleta de lixo domiciliar com o fornecimento de mão de obra e caminhões, pelo prazo de 120 dias, conforme noticiado pelo VG Notícias. (Veja aqui).

De acordo com a promotora Valnice, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível do município, Walace Guimarães terá dez dias - após a notificação -, para entregar cópia integral do procedimento administrativo referente às dispensas de licitações que culminou na contratação das empresas.

A promotora realça ainda, que as contratações feitas pela Prefeitura ferem os princípios constitucionais da administração pública, provocando improbidade administrativa, lesão ao erário e enriquecimento ilícito. Após receber as documentações da Prefeitura, a promotora vai analisar o caso para averiguar se é possível abrir um inquérito cível contra o chefe do executivo municipal.

Com estes procedimentos, Walace Guimarães já enfrenta a quinta investigação do MP por irregularidades nas contratações de empresas com uso de dispensa de licitação. Em cinco meses de gestão, o prefeito já contratou 14 empresas sem passar pelo crivo do processo licitatório, como determina a lei.

O primeiro procedimento foi contra a contratação de empresa para “prestação dos serviços de assessoria e consultoria contábil”, por suspeita de direcionamento, conforme noticiado pelo VG Notícias. Sob “pressão”, o prefeito municipal decidiu anular o pregão presencial 02/2013, no dia 02 de abril.

Na promotoria constam ainda, os procedimentos contra a contratação milionária da empresa Nazário Comércio de Combustíveis e Lubrificantes Ltda – “Nosso Posto”, de propriedade de Fernando Chaparro e Marlene Nazário Chaparro e contra a contratação da empresa Selprom Tecnologia Ltda- ME para prestação de serviço e manutenção do sistema de iluminação pública no município.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760