13 de Outubro de 2024
13 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 12 de Maio de 2024, 06:16 - A | A

Domingo, 12 de Maio de 2024, 06h:16 - A | A

POLÍTICA EM LUTO

Morre aos 39 anos, Amália Barros, deputada de Mato Grosso

A deputada estava internada em São Paulo, passou por cirurgia para retirada de um nódulo, teve complicações e não resistiu

Edina Araújo/VGN

A deputada federal Amália Barros (PL) morreu na madrugada deste domingo (12 de maio), em São Paulo. Ela estava internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde o dia 1º de maio, após ter sido submetida a uma cirurgia para remover um nódulo no pâncreas. Apesar de apresentar melhoras nos últimos dias, Amália teve uma piora significativa na noite de quinta-feira (09). Submetida a uma nova cirurgia no sábado (11), ela não resistiu. A morte da parlamentar foi anunciada por sua assessoria através das redes sociais (Instagram e X, anteriormente conhecido como Twitter).

Leia matéria relacionada - Em estado grave, deputada Amália Barros passa por nova cirurgia

Filiada ao Partido Liberal (PL), a deputada federal por Mato Grosso foi eleita em 2022 com mais de 70 mil votos, representando aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara dos Deputados, ela integrou comissões importantes como a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.

Nascida em Mogi Mirim em 22 de março de 1985, Amalia Scudeler de Barros Santos se formou em jornalismo. Aos 20 anos, Amália perdeu a visão do olho esquerdo devido a uma infecção por toxoplasmose, evento que se tornou o catalisador de sua luta pessoal. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho em 2016 e passou a usar uma prótese ocular.

Em 2021, Amália publicou o livro "Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas", onde compartilha sua trajetória. Além disso, fundou o Instituto Amália Barros, que foi posteriormente renomeado para Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular.

Por meio desse instituto, a deputada federal liderou diversas campanhas para arrecadação de recursos e doação de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas. Além disso, ela se empenhou na aprovação da Lei 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, garantindo às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios que são concedidos às pessoas com deficiência.

Nas redes sociais, deputados e simpatizantes lamentam a morte de Amália Barros.

  •  

     
     
    O Brasil chora por uma GIGANTE, obrigado por tudo @amaliabarros. Seu legado é imenso, as vidas que transformou são reflexos claros do quanto amava o próximo e servia a Deus. Está nos braços dele agora, não tenho dúvidas

 

 
 
Não tenho palavras pra me expressar diante dessa notícia. Amália era uma guerreira, com uma história de vida linda e inspiradora. Tive a honra de presenciar o trabalho dela em prol das pessoas com deficiência.
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Amália Barros (@amaliabarros)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760