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Política Terça-feira, 20 de Julho de 2021, 13:37 - A | A

Terça-feira, 20 de Julho de 2021, 13h:37 - A | A

investimento de R$ 12 bilhões

Mauro lança edital para construir primeira ferrovia estadual de MT e espera empregar 235 mil pessoas

Obra terá 700 km de extensão e vai gerar 235 mil empregos

Lucione Nazareth/VGN

Mayke Toscano/Secom-MT

VGN_Mauro Mendes-ferrovia

 Obra terá 700 km de extensão e vai gerar 235 mil empregos, disse Mauro Mendes

 

 

 

O governador Mauro Mendes (DEM) lançou o edital do chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso.

De acordo com Mendes, a obra terá 700 km de extensão e vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.

O investimento é na ordem de R$ 12 bilhões, segundo o gestor, a construção da ferrovia irá gerar mais de 235 mil empregos, além de potencializar a economia.

“É mais uma medida que vai levar Mato Grosso para o lugar de destaque que nós queremos. Vai ser um marco não só para o agronegócio, mas para as indústrias e o comércio, para a geração de empregos, e para a competitividade da economia de Mato Grosso como um todo”, disse Mauro durante evento.

Ainda segundo ele, a construção da ferrovia é importante para a saída dos grãos, mas também conecta a indústria e o comércio de Mato Grosso.

“Esse modal é muito importante para a saída dos grãos, mas também conecta a indústria e o comércio de Mato Grosso com o mercado nacional. A indústria de alimentos, de etanol, vai passar por essa ferrovia, por exemplo. É essa ferrovia que nos liga aos grandes centros industriais. Vamos trabalhar muito para que daqui a alguns anos possamos ouvir o apito do trem em Cuiabá e no Médio-Norte”, acrescentou o governador. 

Pelo edital, as empresas interessadas terão 45 dias para apresentar propostas, sendo que a vencedora terá prazo de 45 anos para operar.

Para participar da concorrência, a empresa deverá apresentar requisitos como: manifestação formal de interesse; relatório dos aspectos logísticos e urbanísticos, com características do transporte, especificações da operação compatíveis com a integração multimodal e estimativa de prazo para execução do projeto; estimativa do custo do projeto, baseada em preços de mercado; e capacidade econômico-financeira para execução, com capital social e patrimônio líquido de no mínimo 10% do valor do projeto (R$ 1,2 bilhão).

A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor prazo para implantação, a maior capacidade de movimentação, e a maior cobertura do território estadual.

O Governo do Estado escolheu o modelo privado de exploração, pois nesse formato o Estado faz a chamada pública e as empresas se habilitam a participar de seleção para fazer os investimentos, por sua conta e risco. A infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.  

 
 

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