por Rojane Marta, Edina Araújo & Izabella Araújo/VG Notícias
Os manifestantes começam se concentraram em frente ao ginásio de esportes Fiotão em Várzea Grande. Neste momento (17h20min) cerca de 400 pessoas estão no local para participar da manifestação denominada “Acorda Várzea Grande”, mobilizada pela rede social “Facebook”.
O policiamento no local para garantir a segurança está bem reforçado com Guardas Municipais e Policiais Militares.
Em entrevista ao VG Notícias, o tenente-coronel Wilker Sodré, comandante do 4º batalhão da Polícia Militar disse que a expectativa é que três a cinco mil pessoas participem do movimento. Segundo ele, a polícia se reuniu os organizadores do protesto e acertaram o trajeto da passeata - e ele acredita que será um manifesto pacífico e ordeiro.
Na concentração já circula cartazes contra o vereador João Madureira (PSC), que na última sessão plenária declarou que os policiais deveriam “descer o porrete” nos manifestantes, pois ele acredita que são na maioria uns baderneiros. Ainda, há cartazes contra o nepotismo em Várzea Grande, contra a corrupção e pedindo mais recursos para a Saúde e Educação.
Segundo Wilker, a partir das 22 horas as catracas dos ônibus serão liberadas para os manifestantes.
Ao todo, os manifestantes irão percorrer três quilômetros, com partida pelo ginásio de esporte Fiotão, ao lado do Terminal André Maggi, e deverá seguir em direção a avenida Filinto Muller - virando na avenida Alzira Santana até chegar à Prefeitura de Várzea Grande.
Atualizada ás 17h38min - Cerca de mil manifestantes acabam de sair do ginásio do Fiotão.
Atualizada ás 17h51min- Um rapaz - ainda não identificado acaba de ser preso na avenida Couto Magalhães, por ter soltado uma bomba, que quase atingiu o pé do comandante do 4º batalhão, Wilker Sodré. O jovem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Várzea Grande.
Atualizada ás 18h26min- Os manifestantes acabam de chegar à frente da Prefeitura de Várzea Grande. Aproximadamente quatro mil pessoas protestam em frente ao Paço Couto Magalhães, que está cercado pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal.
Atualizada ás 18h45- De acordo com comandante do 4° batalhão, Wilker Sodré, aproximadamente quatro mil pessoas participam da manifestação em Várzea Grande. Neste momento, alguns manifestantes mais exaltados atiram pedra nas janelas do prédio da prefeitura e estouram bombas. A maioria dos manifestantes pede para que não haja violência.
Ainda conforme Sodré, somente uma ocorrência foi registrada até aquele momento – quando o menor M.S de 17 anos foi apreendido por atirar rojões durante o protesto. Ainda conforme a PM, o menor portava quatro caixas de rojões e informou que é morador de Cuiabá.
Atualizada ás 19h19- Já no retorno dos manifestantes em direção ao Terminal André Maggi, nas imediações da garagem de ônibus da União Transportes, houve um tumulto e três ônibus que voltavam para garagem foram quebrados e duas motos da Guarda Municipal foram derrubas, na esquina da rua Livramento.
Atualizada ás 21h09- Segundo a assessoria do Comando Regional II, mais de 30 manifestantes estão detidos neste momento (21h20min), na Central de Flagrantes de Várzea Grande, acusados de depredar ônibus, pular em cima de viaturas, jogarem bombas caseiras em cima de um veículo da imprensa e pichar muros no município.
Ainda segundo o CRII, a maioria dos manifestantes é menor de idade. Mais informações a qualquer momento.
Atualizada em 22h36min - Mais de 70 pessoas estão detidas. A maioria menores de idade. Eles depredaram lojas nas avenidas Filinto Muller e Coutio Magalhães e deixaram duas pessoas feridas. Neste momento está o maior tumulto na Delegacia Metropolitana, na Central de Flagrantes. A intenção dos manifestantes era atingir o Aerporto Marechal Rondon, mas foram interditados antes pela Polícia Militar, que acompanhava de perto a dispersão dos jovens. Mais informações a quelquer momento.
Mnor detido após jogar uma bomba durante a manifestação em Várzea Grande
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).