09 de Outubro de 2024
09 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 30 de Setembro de 2014, 16:30 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014, 16h:30 - A | A

Embate Jurídico

Lúdio ingressa com ação para cassar registro de candidatura de Taques por abuso de poder econômico

O petista pede que a Justiça Eleitoral ou que o Ministério Público Eleitoral, instaure uma ação penal ou inquérito pela Polícia Federal contra o pedetista.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A coligação “Amor a Nossa Gente” do candidato ao governo do Estado, Lúdio Cabral (PT) protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta terça-feira (30.09), um pedido de cassação do registro de candidatura do senador e também candidato ao governo, Pedro Taques (PDT) e sua inelegibilidade por oito anos.

O petista acusa o pedetista de ter praticado crimes de abuso de poder econômico e de compra de votos, por supostamente distribuir comida, bebida e combustível para eleitores em Cuiabá.

De acordo com o processo, durante busca e apreensão realizada por oficiais de justiça do TRE, em um posto de combustível no Distrito Industrial, em Cuiabá, no dia 17 de setembro, teria sido flagrado uma suposta “festa”, com comida e bebidas, para pedir votos para Pedro Taques.

“O cenário encontrado foi de uma grande festança de caráter nitidamente eleitoral, com farta distribuição gratuita de bebidas e comidas, especialmente churrasco, refrigerantes e cerveja, em um ambiente todo ornamentado de cartazes e adesivos dos candidatos investigados”, afirmou o advogado José Renato de Oliveira, um dos que assinam a ação.

Conforme a representação, no entorno do posto, havia várias propagandas afixadas em árvores, em caixas, portas, paredes e no escritório do posto. “Existem relatos de pessoas que também afirmam que a distribuição não era só de comida e bebida durante a 'quarta pobre', mas que também apontam para a possibilidade de distribuição gratuita de cotas de combustível, com a finalidade de aliciamento de eleitores, isso em caráter mais permanente”, diz advogados de Lúdio.

Os advogados da coligação alegam ainda, que em maio deste ano, a mesma festa foi realizada no município de União do Sul, na Fazenda Santa Teresa e, desta vez, o senador participou e até discursou no evento que também contava com distribuição de comida e bebida gratuita aos eleitores patrocinada por Elizeu Maggi.

Nesta festa, as autoridades utilizaram ônibus escolar da Prefeitura da cidade e efetivo da Polícia Militar. “Todo o evento foi voltado à promoção extemporânea da candidatura do investigado Pedro Taques, que não teve nenhum escrúpulo em subir ao palanque e fazer um exaltado discurso eleitoral”, disse o advogado José Renato Oliveira.

O petista pede que a Justiça Eleitoral ou que o Ministério Público Eleitoral, instaure uma ação penal ou inquérito pela Polícia Federal contra o pedetista.

O mesmo pedido também é direcionado ao seu vice, Carlos Fávaro (PP), e candidata a deputada estadual Adriana Vandoni (PDT).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760