22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 14 de Agosto de 2022, 10:08 - A | A

Domingo, 14 de Agosto de 2022, 10h:08 - A | A

Várzea Grande

Kalil veta projeto que obriga DAE divulgar cronograma de abastecimento de água em VG

Como justificativa de veto, Kalil oficiou que o município ainda não consegue informar os dias e horários de início e término do abastecimento em toda a cidade

Adriana Assunção/VGN

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), vetou parcialmente o projeto de lei que obriga o Departamento de Água e Esgoto – DAE promover a divulgação periódica em seu sítio eletrônico de um cronograma mensal atualizado de abastecimento de água do município.

Como razões do veto, o Poder Executivo justificou que o município ainda passa por melhoria no sistema, pois ainda não consegue informar os dias e horários de início e término do abastecimento em toda a cidade. O veto deve ser apreciado na sessão ordinária da próxima semana. 

“Assim, ante a CONSTITUCIONALIDADE parcial formal e material, a CONVENCIONALIDADE do texto com os estatutos, as convenções, os tratados e os pactos (todos internacionais), a sua ADEQUAÇÃO LEGISLATIVA, mas a violação ao interesse público, o Prefeito Municipal, nos termos da Lei Orgânica Municipal, promove o VETO PARCIAL da minuta de Lei, em especial do ART. 3º (CAPUT e PARÁGRAFO ÚNICO), DA MINUTA DA LEI MUNICIPAL N.° 4.888/2022”, cita trecho da mensagem.

Leia também: Patrimônio de Mauro e Pivetta somados é de quase “meio bilhão”; vice é o mais rico

O artigo 3º vetado pelo Poder Executivo cita que o referido cronograma deverá especificar os dias, horários de início e término do abastecimento e em quais os bairros o abastecimento de água será promovido.

O texto de autoria da vereadora Rosy Prado (União) diz que a divulgação deverá ser promovida em, no máximo 24 horas, após o episódio de falha de abastecimento e alteração do cronograma. “Estabelecendo qual a previsão de que ambas hipóteses de anormalidade sejam sanadas.”

Consta entre os objetivos da propositura, viabilizar mecanismos de controle e fiscalização do serviço ao consumidor.

Segundo a proposta, a divulgação do cronograma irá propiciar meios para que o contribuinte possa organizar-se de maneira antecipada, e assim minimizar índices de desperdício de água, já que o horário de abastecimento quando informado impede que os moradores estejam ausentes no momento da distribuição e assim possam controlar os níveis de abastecimento em caixas d'água ou outros reservatórios similares.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760