O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) fez um manifesto no plenário da Câmara contra os preços abusivos das passagens aéreas inter-estaduais. O parlamentar fez apelo à presidente Dilma Rousseff e à Agência Nacional de Transportes Aéreos (Anac), e propôs até mesmo que a Casa de Leis tome providências e instaure uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os preços abusivos das empresas ao consumidor.
“Não é possível o que vem ocorrendo no Brasil. Lamentavelmente, os preços internos das passagens estão um escândalo. Hoje é mais caro vir de Cuiabá para Brasília, ida e volta, do que ir a Nova Iorque. Como as empresas fazem promoções para o exterior e o preço das passagens aqui dentro do território nacional são absurdos?”, questionou Júlio Campos.
O parlamentar cobrou além da presidente, também o ministro da Aviação Civil, ex-Parlamentar e ex-Governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, bem como ao presidente da Anac, Marcelo Guaranys, para que tomem providências urgentes com relação ao chamamento dessas empresas brasileiras à consciência.
O democrata ressaltou ainda que os cuiabanos, os mato-grossenses não podem sequer passar férias no Nordeste brasileiro, porque é muito mais caro do que ir a Buenos Aires, a Montevidéu, a Punta del Este, à Europa, com passagens de mil dólares, 900 dólares, 600 dólares ida e volta, do que sair de Cuiabá para o Rio de Janeiro ou de Brasília para Manaus, ou de Brasília para Roraima, ou de Brasília para Recife.
De acordo com Júlio Campos, a alta das passagens sobrepõe a inflação e os preços não se justificam. De 2005 até agora já ultrapassou a 132%.
“Qual o estímulo que vamos ter em trazer turistas internacionais para o Brasil com os preços caríssimos das passagens e dos hotéis brasileiros? Para a Copa do Mundo já está havendo abusos, já estão cobrando passagens antecipadas caríssimas para o Rio de Janeiro, para as Capitais que sediarão os jogos da Copa em 2014.
"Cuiabá é uma das subsedes da Copa, qual estímulo há para os turistas?”, questiona Campos.
O congressista ainda reclamou dos serviços de bordos das empresas aéreas que acabaram; das multas absurdas para troca de passagens; atrasos de mais de três horas nos vôos; poltronas apertadas, etc.
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