26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 07h:00 - A | A

NOVA LEI

Emanuel afirma que legislativo deve ter autonomia sobre Verba Indenizatória

Larissa Malheiros/VG Notícias

VG Notícias

Prefeito Emanuel

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que não cabe a ele decidir sobre lei de autoria da Mesa Diretora da Câmara que livra os vereadores de Cuiabá de prestar contas sobre a utilização da verba indenizatória (V.I.), no valor de R$ 18,9 mil. Segundo o gestor, essa é uma decisão do legislativo, que tem autonomia para realizar decreto sobre o assunto.

“Eu não tinha me manifestado em relação, até porque eu estava em viagem no período. A lei é da Câmara, um assunto interno da Câmara. Eu até entendo  que este assunto era para ser deliberado via decreto do legislativo e não projeto de lei. O que eu tenho como chefe do poder executivo de estar interferindo em decisões internas da Câmara municipal? É uma decisão deles, não cabe a mim tomar essa decisão”, falou nessa terça-feira (13.08).

O prefeito lembrou que o ex-governador Pedro Taques (PSDB) tinha o mesmo posicionamento que ele tem sobre autonomia do legislativo.“Lembro que quando o Pedro Taques estava no Governo ele não se manifestava, entendia que isso é problema da Assembleia. A Assembleia que decidiu em como fazer e como agir nas suas decisões administrativas financeiras, sob os cuidados do Tribunal de Contas do Estado”, destacou.

“Penso da mesma forma, é uma decisão da Câmara. Se ela decidiu, se protocolarmente, legalmente precisa da manifestação do prefeito, eu me manifestei em assunto que é decisão interna da Câmara”.

A nova legislação altera a forma da prestação de contas e a finalidade da verba. Conforme a lei, os parlamentares receberão as verbas com caráter “compensatório” e a comprovação de contas "será feita mediante apresentação de relatório de atividade parlamentar do vereador, não sendo necessária a prestação de contas.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760